A Igreja Matriz Nossa Senhora da Abadia é uma igreja católica localizada no marco zero da cidade Martinho Campos, em Minas Gerais. Ela fica na Praça Governador Valadares, no centro da cidade, e é uma das construções mais importantes e belas de Martinho Campos. A igreja é consagrada a Nossa Senhora da Abadia.
Nossa Senhora da Abadia é um dos títulos da Virgem Maria, protetora dos navegantes, que apareceu na Abadia (mosteiro) do Bouro, próximo a cidade de Braga em Portugal. A devoção a ela data do ano 883. Quando Mulçumanos invadiram Portugal, os monges fugiram e esconderam a imagem da Santa. Por volta do ano 1100, a imagem foi encontrada por dois Eremitas e a devoção recomeçou.
No Brasil, a devoção foi trazida pelos portugueses e começou pelo triângulo mineiro, passando, em seguida, para Goiás. Em Martinho Campos, ela chegou com a fundação da cidade, nos anos 1800.
O fazendeiro Maximiano Alves de Araújo, de Pernambuco, e Jerônimo Vieira, de Portugal, se instalaram, respectivamente, nas fazendas de Junco e Barra. Como os dois eram católicos, decidiram construir uma capela que ficasse a uma distância igual das duas fazendas, para que pudessem celebrar as missas. Para decidir o local, os dois passaram saíram de suas fazendas no mesmo momento, e no ponto de encontro foi erguida a capela.
Atualmente, a igreja é aberta para visitação e celebração de missas, batizados, casamentos e cerimônias de crisma e primeira eucaristia. A paróquia continua sendo um dos principais pontos turísticos da cidade e atrai moradores e turistas para suas festas e celebrações.