Em Campinas existe uma igreja muito tradicional da religião católica apostólica romana, a igreja de Nossa Senhora Desatadora Dos Nós. Mas hoje esse nome é dado à igreja maior construída na rua do lado depois de muito pedido popular para a construção de uma igreja maior para realização de missas aos finais de semana.
Hoje a tradicional capela construída em 1986 leva o nome de “Capela Maria Porta do Céu” , devoção que vem do criador da igreja, Sr. Denis R. L. Bourgerie que junto com sua esposa Dra. Suzel A. Frem Bourgerie se mudou do Canadá para o Brasil para construir uma igreja dedicada a Maria.
Com Benção do Arcebispo da época, Dom Gilberto Pereira, Denis explica de onde veio tanta devoção; “conheci a devoção de Maria Porta do Céu em uma igreja, quando vivia no Canadá. Foi uma experiência extraordinária, pois deste ícone jorrava um bálsamo perfumado onde fui ungido.
Fiquei extremamente tocado, sensibilizado e meu amor por Ela cresceu ainda mais dentro de mim. Quando voltei ao Brasil eu e minha esposa Dra. Suzel A. Frem Bourgerie, nos propusemos a construir uma Igreja para Ela.
Hoje, além da capela, o espaço conta com água benta de graça, um restaurante chamado “Sabor de Céu” e uma loja com itens da igreja. Mas o que ela é mais usado é para o pedido de milagres para nossa senhora, na capela tem papéis gratuitos em que se pode fazer um pedido e colocá lo em frente ao altar para que a Nossa senhora possa como seu nome sugere desatar os nós de problemas complexos da vida, como um familiar doente ou um momento difícil na vida de alguém.
O local também oferece velas que podem ser compradas e colocadas por fiéis na capela como símbolo de oração, e mesmo possuindo um grande espaço para velas, a demanda é tanta que elas são trocadas todos os dias por novas. Por fim, na frente da igreja é possível ver cartazes de fiéis realizados depois dos milagres em que eles atribuíram a nossa senhora desatadora de nós.