Simpósio mostra cases de relacionamento comunitário
Compartilhar
![](https://jornalismosp.espm.edu.br/wp-content/uploads/2019/12/comunicacaocorporativa-820x394.jpg)
No último dia 11 de maio, segunda-feira, aconteceu o 1º Simpósio de Comunicação Corporativa, organizado pela ComCorp, agência experimental da ESPM-SP. O evento foi prestigiado por alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social. O tema deste ano foi Relacionamento com Comunidades e contou com a presença de gestores de comunicação que apresentaram cases premiados de suas empresas.
A professora e organizadora do evento, Patrícia Gil, comentou a escolha do tema. “Muitas empresas têm se apoiado em sua comunicação para desenvolver projetos sociais de grande engajamento com as comunidades em que atuam”. Diante desse viés, Dulcimar Soares, representante a Alcoa, líder global na produção de alumínio, falou sobre ações que a empresa realiza com as comunidades. Destacou, ainda, que o respeito e a construção de uma boa convivência são valores importantes para lidar com elas. Disse também que é fundamental “nunca deixar uma comunidade sem resposta”.
Carolina Molinari, gestora da Anglo American, empresa de mineração, reforçou a ideia de Dulcimar e contou sobre a parceria que deve existir entre a empresa e a comunidade. Desde o primeiro contato, é preciso entender e aprender sobre os problemas locais para tentar ajudar. Segundo ela, os projetos devem ser pensados a longo prazo e promover um desenvolvimento duradouro , pois uma vez que uma indústria será desativada, a estrutura poderá ser aproveitada pela população.
Por fim, Uilson Paiva, gerente de sustentabilidade e comunicação na Klabin, maior produtora de papel brasileira, explicou sobre o Projeto Puma. Ele consiste na construção de uma fábrica de celulose de 200 hectares, no Paraná. O reconhecimento se deve à possibilidade de novos empregos, investimento na infraestrutura, além da geração de impostos para os municípios. Todos os gestores concordaram que a relação com comunidades implica desafios, no entanto, é necessária e traz vantagens para ambos os lados.
A participação dos alunos e professores presentes foi fundamental e enriqueceu o bate-papo ao final do evento.
Marcela Bonafé (1º semestre)