Audálio Dantas e Tiago Santana lançam em São Paulo o livro “Céu de Luiz”
Compartilhar
Céu De Luiz, uma produção conjunta do jornalista Audálio Dantas e do fotógrafo Tiago Santana, foi lançado no dia 29 em um evento especial no SESC Pompeia, em São Paulo.
O livro, que narra a história de Luiz Gonzaga, o rei do baião, traz um ensaio fotográfico feito por Santana na região do sertão do Cariri cearense, região onde Luiz nasceu e criou suas principais obras, acrescido dos textos biográficos sobre a vida do músico, escritos pelo jornalista Audálio Dantas, ganhador do prêmio Jabuti, do ano passado, pela biografia “As Duas Guerras de Vlado Herzog”.
A produção, que é uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, recebeu o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará e do Governo do Estado de Pernambuco.
Segundo o autor do livro, o fio condutor é o homem Luiz e o lugar onde ele nasceu, passou sua infância, descobriu o mundo e construiu sua obra. O fotógrafo busca, em suas poses, as paisagens humanas, para retratar a simplicidade dos moradores do sertão nordestino do Brasil.
Durante o evento de lançamento do livro em São Paulo, houve uma apresentação dos músicos Swami Jr. e Sérgio Reze, além de um workshop sobre Luiz Gonzaga, do músico e professor de literatura brasileira, José Miguel Wisnik.
A obra, de 156 páginas, está sendo publicada pela editora Tempo d’ Imagem em parceria com a Edições SESC São Paulo e sendo vendida por R$ 90,00.
Os autores
Audálio Dantas: jornalista, escritor e autor de mais de 10 livros. Ganhador do prêmio Jabuti, de 2013 pela biografia “As Duas Guerras de Vlado Herzog” e de prêmios Juca Pato. Em 1981 recebeu prêmio da ONU por seu trabalho na área de direitos humanos. É presidente da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Brasileiros e diretor-executivo da revista Negócios da Comunicação.
Tiago Santana: fotógrafo profissional desde 1989 e fundador da Editora Tempo D’Imagem, especializada em livros de fotografia. Foi contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Funarte (RJ), em 2005. Recebeu o Prêmio Conrado Wessel de ensaio Fotográfico pelo ensaio “O Chão de Graciliano”. Em 2008 e 2009 foi o ganhador do Prêmio O Melhor da Fotografia do Brasil, como melhor documentarista do país. Tiago tem seu trabalho publicado em jornais, revistas e livros no Brasil e no exterior, e tem participado de importantes acervos de fotografia.
Rafael Costa (2º Semestre) e Thayane Matos (1º Semestre)