CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Pelo Mundo ESPM – Pelourinho – Bahia

Compartilhar

Cecília Lóssio – 2 semestre

Salvador, atual capital da Bahia, também foi a primeira capital do Brasil. O Pelourinho, localizado no centro histórico da cidade, concentrava as principais atividades administrativas, políticas e residenciais da época. Seu local é estratégico na Cidade Alta servia como forma de defesa e proteção de Salvador. Ao longo dos anos, o Pelourinho se transformou em um espaço de resistência e celebração da cultura afro-brasileira.

O nome do bairro remete à época do Brasil Colonial,  e é originado dos pelourinhos, que são colunas de madeira ou pedra  espalhados em praças públicas em que os escravos eram castigados durante o período colonial.

Hoje em dia, o Pelourinho é muito popular, não só pela sua história, mas também pelos seus pontos turísticos e seu conjunto arquitetônico histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Com suas ruas de paralelepípedo, grandes casarões coloridos e igrejas barrocas, o bairro reflete a rica herança cultural da Bahia, misturando influências africanas, indígenas e europeias. Caminhando pelo Pelourinho, você encontra homenagens à Zumbi dos Palmares,  museus e igrejas, como a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, e vários outros símbolos da cultura baiana, como as fitinhas do Senhor do Bonfim.

Uma das formas de chegar no Pelourinho é através do Elevador Lacerda, inaugurado em 1873, e responsável pelo transporte de pessoas entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.

O Largo do Pelourinho, oficialmente a Praça de José de Alencar, é onde a maior parte dos pelourinhos foram localizados no passado. Hoje, a praça é o coração do bairro e conta com importantes pontos turísticos, como a Casa Jorge Amado. Em 1996, o Largo foi cenário do videoclipe They Don’t Care About Us, do cantor Michael Jackson, e conta com homenagens até hoje.

O monumento da Cruz Caída é localizado ao lado do Elevador Lacerda e do Memorial das Baianas de Acarajé. Ele foi inaugurado em 1999, para homenagear o desaparecimento da  antiga Igreja da Sé que ficava no local.

O Terreiro de Jesus, oficialmente chamado de Praça 15 de Novembro, é uma importante praça no bairro. Próximo a primeira faculdade de medicina inaugurada no Brasil, a Faculdade de Medicina da Bahia (FAMEB), o local é rodeado de igrejas históricas, lojinhas  e restaurantes.

Uma das igrejas mais famosas é a Igreja de São Francisco, um exemplo da arquitetura barroca brasileira. Seu interior é feito de ouro e ela possui azulejos que reproduzem cenas bíblicas. O templo foi fundado no início do século 18 e é um dos principais monumentos públicos no segmento histórico e artístico de visitação de Salvador.

A Cultural Olodum é uma grande parte da herança cultural do Pelourinho.  O grupo musical é uma escola de tambores que representa a cultura musical afro-brasileira. O Afoxé Filhos de Gandhy, um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de Salvador, também tem sua associação no bairro.

O Pelourinho, portanto, é um lugar de memória e de luta, que convida a refletir sobre a história do Brasil e a importância da valorização da diversidade cultural.

Tags: