Pelo Mundo ESPM – Itália – as belezas de um País que sofre com a pandemia do Covid-19
Compartilhar
Meu nome é Ana Vitória Leal, sou aluna do curso de fotojornalismo, e o tema do pelo mundo ESPM de hoje é Itália, mais especificamente Roma, Capri, Puglia e Polignano a Mare, que se localizam mais para o sul do País. A Itália é conhecida pela sua culinária maravilhosa e bebidas como vinhos típicos e o famoso Limoncello, um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália.
Roma, a capital italiana, é uma das cidades que mais recebe turistas de todo o País. Ela tem muitos restaurantes e lojas, sendo também um dos maiores focos do comércio. A Fontana di Trevi é um dos grandes pontos turísticos da região, recebendo milhares de visitantes todo mês. Hoje, com o surto de corona vírus no mundo, sendo a Itália um dos países mais afetados pela pandemia, a fonte está fechada para visitantes até que a situação se normalize.
Na ilha de Capri, a gruta azul é um dos lugares mais visitados pelos turistas. A cor da água e a iluminação da gruta encaram todos que passam por lá. Além disso, ainda é permitido nadar na água que geralmente tem uma temperatura amena. Vale a pena passear também pela Via Camerelle, uma rua charmosa com lojas luxuosas e uma vista muito bonita. Ainda em Capri, um restaurante chama a atenção dos visitantes. Da Paolino é conhecido pelas árvores de limão siciliano que decoram o local, deixando o ambiente mais alegre e descontraído.
Na Puglia, um ponto turístico muito frequentado é a Grotta di Castellana que é uma gruta que foi descoberta em 1938 e mais tarde modernizada para que as pessoas pudessem visitar. É um passeio que é necessário caminhar bastante mas que surpreende com suas belezas naturais. Na Puglia se localiza também Matera, uma pequena cidade que recentemente está mais conhecida por ter sido nomeada a Capital da Cultura europeia em 2019. Lá se localiza os Sassi di Matera, que são bairros pedregosos habitados e preservados desde a idade média.
Outra cidade muito interessante de conhecer na Puglia é Alberobello. Lá se localizam construções típicas da cidade: os Trulli. São casas com telhados de calcário que foram construídos na antiguidade com o objetivo de evitar impostos. Assim, quando algum cobrador aparecia os moradores destruíam o teto para parecer que a casa estava abandonada ou em reforma
Ainda na Puglia, vale a pena experimentar a Fiori di zucca, uma comida típica da região. É uma flor de abóbora, que além de ser bonita também é muito saborosa.
Para finalizar, Polignano a Mare é uma pequena cidade da Itália que tem muitas praias e belezas naturais. Para explorar melhor essa região, o ideal é um passeio de barco no mar Adriático, onde se formaram mais de 80 grutas e paisagens incríveis. Um dos restaurantes mais famosos da cidade é a Grotta Palazzese, que se localiza dentro de uma caverna natural e possui uma vista imbatível do mar.