O Centro Cultural Mestre Assis está localizado no centro do Embu das Artes, no Largo 21 de Abril. Como o próprio nome já diz, Embu das Artes é uma cidade artística. O local é o lugar em que grande parte da arte visual fica exposta durante o ano.
Bem localizado, o Centro oferece ao público, gratuitamente, acesso à arte, cultura e ao conhecimento. O espaço ocupa o histórico prédio da prefeitura, inaugurado em 1970.
O destaque da vez foi parte da exposição Êxodos, de Sebastião Salgado. O fotografo viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a “humanidade em trânsito”, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal.
O objeto do trabalho de Salgado são pessoas que se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras.
Já o segundo andar, há uma exposição de quadros e esculturas contemporâneas, que contemplam os mais diversos tipos de materiais, indo de sátiras a críticas sociais.
O Centro Cultural Mestre Assis tem um importante papel na acessibilidade ao acesso a arte e cultura para Embu e região. Muito além de um espaço de exposição, o lugar contempla espaço onde ocorrem aulas de dança e teatro, que atendem toda a população.