O município de São José dos Campos é situado a leste da capital paulista, no Vale do Paraíba. Ele está integrado ao Complexo Metropolitano Expandido, a primeira Megalópole do hemisfério Sul – junto com as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Jundiaí e Baixada Santista. Sua população atual é de quase 725 mil pessoas.
Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Parque Vicentina Aranha. Inaugurado em 1924 pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ele foi um dos principais sanatórios para tratamento de Tuberculose da América Latina – sendo um dos primeiros do Brasil. Em 2006, a prefeitura da cidade adquiriu o antigo sanatório e o reformou, abrindo-o ao público em 2007. O parque é um espaço de atividades culturais – promovidas pela Associação Para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC) -, reconexão com a natureza e momentos em família, com espaços para piqueniques, caminhadas e brincadeiras.
Além do Vicentina Aranha, a cidade também conta com os Parques Santos Dumont e Roberto Burle Marx. O Santos Dumont, localizado na Vila Adyana e inaugurado em 1971, conta com réplicas dos aviões do Pai da aviação, pistas de skate, aparelhos de ginástica, playground e um jardim japonês, com um lago de carpas. Além disso, o Instituto Marilú Godói promove, aos sábados, uma feira de adoção de gatos e cachorros na entrada do parque, e o chamado trem da alegria realiza um passeio com as crianças pelo centro da cidade.
Já o Parque Roberto Burle Marx, conhecido como Parque da Cidade, fica no bairro Santana (região norte de São José). Um dos destaques do Parque é o Museu do Folclore, espaço da Fundação Cassiano Ricardo gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP). A exposição permanente do museu, intitulada Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional, está organizada em sete ambientes que apresentam a cultura da região – através de artigos religiosos, instrumentos musicais, fotos representando a diversidade do povo e obras de artesanato.
Por fim, não é possível dizer que você conheceu São José dos Campos sem visitar o Mercado Municipal, localizado no centro. Lá, as pessoas podem aproveitar os deliciosos pastéis característicos da cidade e fazer compras de peixes, carnes, sementes, mudas de plantas e artesanato. Depois, em seu caminho para a rodoviária, é possível visitar a Igreja Matriz São José, construída por Jesuítas em 1643, e observar a bela vista da região do Banhado, o principal cartão postal de São José dos Campos.