CARREGANDO

O que você procura

Geral

Jornalistas cometem “micos” na TV e a ESPM registra alguns deles pra você

Compartilhar

A velha máxima de que todo ser humano é passível de erro se aplica – e como – ao universo dos programas televisivos com transmissão ao vivo. Segundo a professora de telejornalismo da ESPM-SP Heidy Vargas, um profissional do audiovisual deve estar preparado para as diversas situações que podem ter que enfrentar: “Isso é o lado doce da profissão: você nunca sabe o que vai acontecer ao vivo”. Para Heidy, o importante é que o profissional encare a gafe com tranquilidade. “Hoje foi você, amanhã pode ser outro”, diz.
Confira alguns micos que profissionais consagrados do meio vivenciaram diante das câmeras:

1. Fernanda Gentil se atrapalha ao cumprimentar convidado


A apresentadora do SporTV Fernanda Gentil protagonizou uma das maiores gafes da televisão brasileira ao estender a mão para cumprimentar seu convidado – sem notar que este era cego.

2. William Bonner e o capacete de Marcos Uchôa


Durante o “Jornal Nacional”, da Rede Globo, o âncora William Bonner falava entusiasticamente sobre o capacete que o repórter Marcos Uchôa estaria usando em uma cobertura na Líbia. No entanto, o repórter não usava capacete nenhum e acabou levando um ‘puxão de orelha’ ao vivo de Bonner.

3. Apresentadora escorrega feio no português


A modelo Gianne Albertoni apresentava o programa “Hoje em Dia”, da Rede Record, quando derrapou no português duas vezes seguidas.

4. Ana Maria Braga cai da cadeira ao vivo


A apresentadora do “Mais Você” sofreu um pequeno acidente durante o programa. Ao sentar-se em uma cadeira, Ana Maria acabou levando um tombo – com direito a socorro da produção.

5. Dupla dinâmica


A dupla de apresentadores do “Sportscenter” (ESPN) Paulo Soares, conhecido como “Amigão”, e Antero Greco é famosa por sua irreverência na bancada do programa. Não raro, os dois se atrapalham ou simplesmente têm ataques de riso durante a transmissão.

6. Tino Marcos sofre com superlotação em caminhão


O repórter Tino Marcos, da Globo, comentava, em cima de um caminhão, sobre a lotação dos estádios na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. A traseira do veículo, porém, não suportou a quantidade de pessoas que transportava e acabou caindo, levando junto não só o repórter como todos que estavam a bordo.

7. Isabeli Fontana se atrapalha apresentando VMB de 2008


Durante o prêmio VMB de 2008, promovido pela MTV, a modelo Isabeli Fontana ficou demasiadamente nervosa e cometeu um deslize gramatical quando apresentava os indicados a Melhor Videoclipe de Rap. Ela ainda repetiu o erro e teve que ser ajudada por seus companheiros de palco.

8. Erros de Daniela Albuquerque


Daniela Albuquerque, que define a si mesma como jornalista, apresentadora e atriz em sua página no Twitter, é uma das grandes colecionadoras de gafes da televisão brasileira. O programa “Manhã Maior”, da RedeTV, é repleto de erros teóricos e gramaticais de Daniela.

9. Apresentadora esquece degrau


A jornalista Nerissa Neves apresentava o programa “A Crítica na TV”, em Manaus, quando levou um tombo ao vivo ao se levantar da bancada para chamar uma repórter em link ao vivo.

10. Ato falho


Como se uma vez não fosse o bastante, a renomada jornalista Ana Paula Padrão conseguiu trocar os nomes dos jornais que apresentava pelo de sua antiga emissora, a Rede Globo. Já trabalhando na Record, Ana Paula deixou escapar o nome de programas da concorrente.

11. Perdida


Zileide Silva pagou um mico ao vivo quando apresentava o ”Jornal Hoje”, da Rede Globo. A jornalista se perdeu completamente durante a transmissão e teve dificuldade de retomar o noticiário.

12. Zeca Camargo fala sozinho no Fantástico


Zeca Camargo, apresentador do programa “Fantástico”, sofreu com o erro da produção e acabou falando sozinho após falha na exibição de uma matéria.

13. William Waack erra nome de repórter


O jornalista William Waack apresentava o programa “Jornal da Globo” quando se confundiu ao chamar a repórter Zelda Melo ao vivo – ao invés de seu sobrenome, acabou falando um famoso palavrão.

Luísa Sena (1º semestre)

Tags: