CARREGANDO

O que você procura

Ensaios Fotos

O olhar construtivista de Rodchenko pelas lentes dos estudantes de Jornalismo da ESPM-SP

Compartilhar

Texto: Júlia Dal Bello – (1º semestre)

Fotos: Arthur Sapiro – Arthur Flavio – Carolina Ciocci – Evellyn Schulze – Felipe Borzani – Gabriel Sanches Nogueira – Giullia Capaldi – Júlia Dal Bello – Karina De Oliveira Lopes – Lívia Matos – Luis Felipe Feitosa – Marcelo Torres Novo – Maria Fernanda De Oliveira Neves – Nicholas Thornton –

Nubia De Souza – Pedro Accorsi – Rafael Marins Dos Santos

Aleksandr Mikhailovich Rodchenko foi um artista plástico, escultor, designer gráfico e fotógrafo russo, sendo considerado um dos fundadores do construtivismo e design moderno na Rússia. Nascido em São Petersburgo, Rodchenko observou a fotografia como a disciplina que melhor expressava a realidade contemporânea da Rússia pós-revolucionária.

Com obras socialmente engajadas, inovadores e opostas ao retrato estético da época, o artista acreditava que a fotografia apresentava todos os direitos e méritos necessários para nos atrair como a arte do nosso tempo.  Ao procurar um novo meio de expressão longe da linguagem do passado e desejar documentar a nova realidade social impulsionada pela revolução, o fotógrafo viu e registrou o mundo soviético de outro ângulo.

Seu diferente olhar foi a inspiração para o trabalho dos alunos do 1° semestre do curso de jornalismo da ESPM, os quais inseridos num novo contexto social estimulado pela pandemia, foram instigados a produzir fotografias com visões distintas.

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Próximo