CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

No Dia do Jornalista, profissionais dizem o que esperar no futuro

Compartilhar

Arthur Salazar, Beatriz Araújo, Lua Cataldi e Luca Ioni (1º semestre) e Marcelo Santos, Mário Reis e Rafael Esher (3º semestre)

No domingo, 7 de abril, comemorou-se o Dia do Jornalista, data instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem ao jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró.

Em linhas gerais, tecnicamente, podemos entender o profissional jornalista como a pessoa que trabalha no domínio da informação, seja numa publicação periódica escrita, audiovisual, impresso ou internet, de forma independente ou ligado a uma empresa, sempre com forte compromisso social. Atualmente, o jornalista e a própria profissão se encontram num momento de ampla transformação, acima de tudo influenciada pelas novas tecnologias da comunicação e informação.

Segundo a jornalista e professora de jornalismo da ESPM-SP, Patrícia Rangel, os profissionais devem sempre trabalhar para o interesse público: “Onde há notícia que seja de interesse, é missão do jornalista estar ali, embalando aquilo da melhor forma para poder levar para a sociedade. Se você tiver isso muito bem definido dentro de você, da sua profissão, não tem jeito de dar errado”.

Com a ascensão das mídias digitais, o profissional teve que se reinventar e adaptar seus métodos na produção de conteúdo, já que, a disseminação mais rápida de informação e, também, de fake news, exige que o mesmo aja contra o tempo para apurar os fatos. Em uma era de “prossumidores” (consumidores que também produzem conteúdo), acima de tudo na internet, disseminar conteúdo e ter acesso a ele é cada vez mais fácil.

Por esses e outros motivos, o Portal de Jornalismo ESPM-SP decidiu, além de parabenizar todos os profissionais nesta data, também ouvi-los, com o intuito de conhecer a expectativa e o que esperar do futuro do jornalismo.

 

Bruno Vicari (ESPN e SBT): “É um momento difícil da profissão. É preciso se reinventar e buscar novos caminhos.”

 

 

Paulo Calçade (ESPN): “Não se discute a importância do jornalismo, mas é preciso perceber as demandas de cada época e suas peculiaridades. O momento atual chega a confundir jornalismo de verdade, com responsabilidade e apuração, com fake news. Temos um presidente da República que confirma isso. Temos que nos ajustar, refletir e produzir conteúdo melhor, preciso e necessário para a democracia. É importante notar que as empresas jornalísticas têm seus interesses, que acabam balizando seus conteúdos. Em função disso, parte do público, que tem essa dimensão, vai escolher a linha editorial que mais lhe agrada. Já, do outro lado, temos os que transformaram o whatsapp em veículo de comunicação, o que é um perigo. Somos necessários!!!!”

 

 

Gustavo Villani (Rede Globo e SporTV): “Espero que o jornalismo siga com as funções sociais de sempre, investigando, denunciando e informando. As mudanças são rápidas, o modelo de negócio se transforma com as mídias sociais, mas a essência deve seguir.”

 

 

Bernardo Albuquerque (Rádio Bandeirantes): “Eu espero profissionais mais versáteis, capazes de escrever um bom texto, gravar vídeos e tirar fotos para uma mesma reportagem multimídia em coberturas esportivas e jornalísticas. A segmentação tende a acabar no jornalismo. Um bom repórter deverá estar apto a falar de esporte, cultura e política.”

 

 

Adriana Araújo (TV Record): “Em televisão, eu acho que a gente tem um grande desafio que é a estrutura. Eu sempre digo que TV se faz no plural, não é trabalho de uma pessoa só. Você sempre está envolvido com muitas pessoas e equipamentos. É essa a grande dificuldade da televisão, trazer sempre novas tecnologias para não ficar ultrapassada, defasada. O trato com as fontes na cobertura política, por exemplo: a gente está num momento muito desafiador, porque é o momento das fake news. É o momento em que as pessoas acham que, pelo twitter, qualquer coisa é válida e multiplicam sem saber. É um momento para o jornalista refletir e repensar, e para as outras pessoas também pensarem na importância da função do Brasil, o papel do jornalismo no Brasil. Porque a gente viu o que se passou nas últimas eleições, o peso que o whatsapp e as redes sociais tiveram. No momento, esse é um grande desafio.”

 

 

Nilson Klava (GloboNews): “Sempre terá pessoas dispostas a ouvir boas histórias e tá aí o objetivo principal do jornalista, que é, justamente, contar, encontrar e contar essas boas histórias. Acredito que a nossa profissão seja imprescindível, então, independentemente do meio e do veículo, tem que estar presente para cumprir o seu papel, que é de dar instrumento para que as pessoas possam exercer, da melhor forma possível, a cidadania. O nosso papel é traduzir uma notícia, aproximar o cidadão da notícia, torná-la o mais atraente, interessante e didática possível, dar instrumentos para que a conclusão seja tirada por esse cidadão, para exercer a cidadania. Sobre o futuro, independentemente dos instrumentos e dos meios mudarem com as novas tecnologias, a função do jornalista continua sendo a mesma, e ao resto você vai se adaptando num mundo cada vez mais digitalizado, que tá na palma da mão, com o celular. Isso (tecnologia) não significa de forma alguma o enfraquecimento do jornalismo, muito pelo contrário, é só uma adaptação.”

 

 

Joseval Peixoto (Rádio Jovem Pan): “A expectativa para o futuro do jornalismo é muito grande, porque cada vez mais o mundo precisa de informação. A Google noticiou que excluiu 800 mil fake news do sistema, ou seja, o número de mentiras é cada vez maior no mundo moderno. Portanto, o Jornalista é absolutamente necessário!!!”

 

 

Mauro Beting (Esporte Interativo): Nesse mundo corrompido, corroído, em que a gente está absolutamente perdido na mídia, jornalista ainda é necessário, ainda é preciso, desde que ele não se ache mais importante que a notícia. Se, eventualmente, já não vamos trabalhar mais na grande imprensa (com aspas ou sem aspas) que a gente pelo menos possa sempre buscar a melhor versão possível dos fatos no nosso blog, no nosso vlog, no nosso canal do youtube ou onde quer que seja, desde que se monetizem suficientemente. Eu acho que a gente tem que começar vender o peixe e vender farofa, vender o papel que vai embrulhar esse peixe, enfim, tem mais que ser multimídia e cada vez mais multimodos, ou seja, a gente tem que ter um pouco mais de responsabilidade social.

 

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet