CARREGANDO

O que você procura

Geral

Morte de estudante volta a levantar debate sobre maioridade penal

Compartilhar
MAIORIDADE PENAL

Arte: Thor Megiolaro

As mudanças no sistema de punição de adolescentes infratores vigente no Brasil são, há anos, motivo de debate no País. A situação ganhou novos contornos com a morte do estudante de Rádio e TV Victor Hugo Deppman, 19, durante um assalto na zona leste de São Paulo. O crime foi cometido por um adolescente prestes a completar 18 anos – que, à luz da legislação e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cumpriria um máximo de três anos de internação.

Advogada e mãe da vítima, Marisa Rita Riello Deppman voltou a tocar na questão ao defender publicamente a maioridade penal – que permitiria que casos como o de seu filho fossem julgados na Justiça comum, seguindo a legislação vigente para a população adulta.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), expôs opinião semelhante dias após o assassinato, e sugeriu que a redução da maioridade de 18 para 16 anos fosse pensada junto a um projeto, apresentado à Câmara dos Deputados, que propõe a ampliação do tempo máximo que um jovem infrator poderá cumprir de medida socioeducativa de três para oito anos. Segundo o advogado e mestre em Direito Silvio Henrique Vieira Barbosa, a proposta é bastante viável. “A questão é saber se essa condenação mais longa seria cumprida em um reformatório, como a Fundação Casa, ou em um presídio, caso completasse 18 anos”, afirma.

Em diversos países do mundo, como Estados Unidos, o jovem infrator só permanece no reformatório até completar 18 anos. Nesse momento, é transferido para a cadeia normal, terminando de cumprir a pena ali. A questão é que não há consenso sobre os efeitos da redução de maioridade sobre as taxas de criminalidade. Para Barbosa, o Brasil não se tornará menos violento com a mudança na lei; porém, ela “servirá para diminuir a sensação da sociedade de que criminosos não são punidos”. Opinião diferente tem o advogado José Guilherme Mauger. “A impunidade parece ser fator determinante na prática dos delitos por menores de idade”, diz.

Já o advogado Gabriel Garcia acredita que a ideia é precipitada.  “Imaginemos que a maioridade penal seja diminuída. Teríamos um aumento razoável de encarcerados nos presídios brasileiros, com maiores custos – cada preso custa cerca de 120 reais por dia para o Estado. Acho que seria muito melhor aplicar esse dinheiro em educação”, reflete. As estatísticas oficiais apontam que os crimes contra a pessoa cometidos por menores de idade têm caído. Segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, entre 2002 e 2011 os casos de homicídio apresentaram uma redução de 14,9% para 8,4%; os de latrocínio – roubo seguido de morte-, de 5,5% para 1,9%; e os de estupro, de 3,3% para 1%. “Não é um número tão alto que justifique a redução da maioridade”, acredita.

O que está em jogo, de acordo com os especialistas que são contra a redução da maioridade, é a capacidade do país de combater a criminalidade. Para Barbosa, a quantidade de crimes investigados que terminam com a punição do criminoso é baixa. “Ainda assim, estamos com as prisões lotadas”, afirma. “Uma coisa leva a outra: a impunidade aos criminosos gera a sensação de que o crime compensa, o que o faz aumentar.”

Sobre a influência do caso Victor Hugo nas possíveis mudanças da legislação, o advogado Cézar Elvin Laso acredita que há risco de o Brasil alterar sua abordagem em relação à criminalidade juvenil de modo apressado. “A grande atenção da imprensa ao caso contribui para o aparecimento de soluções milagrosas e com total falta de técnica legislativa”, diz.

Além do assassinato do estudante, outros casos, como o de Liana Fredenbach e Felipe Caffé, torturados e assassinados por um grupo de criminosos – entre eles um adolescente – em Embu-Guaçu (SP) em 2003, servem de argumento para os que apoiam penas mais severas para os menores de idade que cometem crimes contra a pessoa. “Independentemente de acreditarmos ou não que a redução da maioridade é justa, acho que nada muda. Amanhã, irá acontecer um caso diferente, a imprensa irá esquecer e a vida irá seguir”, acredita Laso.

Repaginada – A estrutura para a internação de jovens infratores em São Paulo é, hoje, centrada na Fundação Casa, que surgiu com o intuito de recriar a imagem da antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem). Com uma proposta descentralizada, a Fundação possui, hoje, mais de 140 centros socioeducativos, pondo fim aos reformatórios de grande porte. Uma das melhorias alcançadas foi a redução das rebeliões e fugas em massa. No entanto, as instalações “não são o local certo para infratores de alta periculosidade”, diz Barbosa. Casos excepcionais de gravidade e violência, segundo o advogado, devem ser encarados de forma especial – à semelhança do que é praticado nos Estados Unidos. Garcia possui opinião parecida. “Nesses lugares, o menor infrator irá aprender a ser um maior infrator, e não um maior consciente de seus atos e de seu lugar na sociedade”.

Renata Fleischman (1° semestre)

 

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet