Cristina Goettsch Mittermeier nasceu na Cidade do México em 1966 e cresceu na vizinha Cuernavaca, no ensolarado estado de Morelos. É fotógrafa e bióloga marinha que há 25 anos trabalha como escritora e conservacionista. Ela se formou no Instituto Tecnólogico e de Estudos Superiores de Monterrey no México em Engenharia Bioquímica em Ciências Marinhas e mais tarde participou do programa de Fotografia de Belas Artes no Corcoran College for the Arts em Washington, DC. Em 2005, ela fundou a prestigiosa International League of Conservation Photographers (ILCP) para fornecer uma plataforma para fotógrafos que trabalham com questões ambientais. Em 2014, ela foi cofundadora da Sea Legacy, uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção do oceano, com seu parceiro, o fotógrafo canadense Paul Nicklen.
Suas imagens exuberantes se concentram em demonstrar a relação importante entre as culturas humanas, especialmente os povos indígenas e a biodiversidade. Sempre muito delicadas, as fotografias de Mittermeier transmitem verdade e genuidade, principalmente ao tratar da cultura indígena, pessoas que a fotógrafa tem o prazer de trabalhar junto. A respeito das suas fotos do meio ambiente, ela também não decepciona, é capaz de mergulhar no fundo do mar para tirar fotografias inacreditáveis.
Boa parte de seu trabalho gira em torno de uma tribo da Amazônia central chamada Kayapó (veja a imagem à esquerda). Os Kayapó continuam a convidá-la para fotografar seu modo de vida e sua luta para manter seu território e ela disse que “tenta trazer essa história à tona da maneira mais digna e convincente” [que pode. Mittermeier disse que ela é apaixonada pelas vidas e lutas dos povos indígenas e pelo importante papel que eles desempenham para proteger a biodiversidade, as línguas, a cultura e as paisagens.
Em 2010, Mittermeier recebeu o Prêmio Mission da North American Nature Photography Association (NANPA) e o Prêmio Smithsonian Conservation Photographer of the Year . Em 2016, ela recebeu o Prêmio de Imagem para Fotógrafos que Retribuem. Ela é membro da World Photographic Academy. Cristina é uma Artisan of Imagery da Sony , reconhecida como um dos 40 fotógrafos externos mais influentes do mundo pela Outdoor Magazine e foi nomeada um dos Aventureiros do ano de 2018 da National Geographic.