CARREGANDO

O que você procura

Edição 11 - Opressão Opressão Plural

Intolerância e ignorância travam debate político no país

Compartilhar

Por Paulo Jaschke, Stéfani Inouye, Gabriela Soares e Vinicius Lopes

»»» “Você é socialista?” Foi dessa maneira que Luísa (cujo nome foi trocado, a pedido dela, para esta reportagem) foi assediada em um bar na cidade de São Paulo, no início de janeiro. Por causa dessa pergunta – que por alguns pode ser percebida como inofensiva – a estudante se envolveu num episódio que desembocou em violência física e num desgastante processo que ainda corre na Justiça.

Essa história reflete algo que está se tornando comum na sociedade brasileira: a materialização da intolerância, especialmente política. A pergunta que Luísa ouviu, colocada como uma provocação, traz à tona questões estruturais profundas que contribuem para a disseminação do discurso de ódio no Brasil. Entre elas, a dificuldade em aceitar a heterogeneidade e a precariedade de nossa educação, das quais emergem, como consequência, o analfabetismo político e uma escassa atuação cidadã por parte da maioria dos brasileiros.

 

Manifestantes usam sinalizadores em manifestação do dia 28 de abril em São Paulo | Foto: Pietro Otsuka/Cejor-ESPM

“Não é que as pessoas não saibam dessas coisas porque são preguiçosas. Elas não sabem porque ninguém as ensinou. Ninguém explicou para elas como funciona a Constituição, ou até que ponto o cidadão pode participar da política”, diz Sabine Righetti, pesquisadora associada e professora colaboradora no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, e colaboradora da Folha de S. Paulo.

“Podemos perceber um alto nível de analfabetismo político, ou seja, a gente não sabe se posicionar. É como se pensássemos: ‘estamos insatisfeitos, então vamos reclamar porque está todo mundo reclamando’”, afirma. “Existe uma insatisfação coletiva, isso é um fato, só que ninguém foi treinado para debater e ninguém é ensinado a sequer entender o sistema.” De acordo com Sabine, isso se deve também à imensa desigualdade social no país. Por causa disso, só estamos acostumados a conviver com pessoas com realidades muito próximas às nossas e, como consequência, há dificuldade e esvaziamento do debate.

Denilde Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM-SP, complementa essa ideia ponderando que, na verdade, não existem mais “debates”, mas sim “confrontos” políticos. “Os jovens não tiveram uma construção de cidadania adequada, principalmente aqueles que tomam contato com a política agora.” Segundo a internacionalista, aqueles que não partem para o enfrentamento acabam por escolher o caminho da apatia – o que também não contribui para o desenvolvimento do pensamento plural. “O medo do conflito exacerbado leva ao distanciamento político. No fim, isso gera toda uma sociedade politicamente apática, o que é um malefício enorme para uma democracia tão jovem quanto a brasileira.”

Já o caso de Luísa mostra como quem opta pelo confronto pode chegar ao extremo. “Ele me deu um soco no braço. Nesse momento, peguei o meu celular para gravar o rosto dele e mostrar no Facebook quem era ele: um homem que acredita que mulher não pode sentar em uma mesa de bar e conversar sobre política sem ser agredida”, relata a vítima. “Ele só parou quando fomos para dentro do bar. Mesmo assim, gritava e me chamava de comunista, me mandando ir para a Venezuela.” Ela conta ainda que em momento algum o agressor se dispôs a conversar, apenas incitou o ódio.

Mídias sociais

É justamente em razão das dificuldades para o desenvolvimento do debate político que as pessoas cada vez mais se veem incentivadas a procurar outros meios para expor seus pontos de vista. E, como fez Luísa, muitas vezes recorrem às mídias sociais para tanto.

Esse movimento, contudo, também é problemático. Para a jornalista Sabine Righetti, o fato de uma pessoa poder se esconder atrás de um avatar virtual fomenta ainda mais a intolerância política na internet. “O diferencial das redes sociais é que as pessoas podem falar aquilo que não têm coragem de dizer frente a frente. É como se elas estivessem mais protegidas”, pondera.

O professor Fabio Malini, um dos coordenadores do Laboratório de Estudos sobre Internet e Cibercultura (Labic), da Universidade Federal do Espírito Santo, complementa que, nesse aspecto, as redes sociais, ao lado de toda a estrutura midiática, também atuam no sentido de fomentar a fabricação do medo, reforçando a intolerância. “A criação de prisões ideológicas – contruídas apenas a partir do que cada um tem para si sobre suas concepções de mundo – permite o surgimento de campos de concentração de crenças particulares, incentivando o discurso de ódio e a proliferação de notícias falsas”, afirma. “Isso tem a ver com o fato de que a rede é também um lugar de produção de guerra, que não abarca muito o diálogo, abarca mais o fluxo discursivo.”

Modelo inadequado

Justamente por isso, segundo Gustavo Dainezi, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, muitas vezes a internet não se mostra como um ambiente propício às discussões políticas. “Eu diria que o modelo atual da rede é completamente inadequado para discussões. Nós temos uma configuração de rede mercadológica que não traz em sua origem preocupação alguma com o debate ou com a sociedade.”

Para Malini, a manutenção dessa condição é inerente à sustentação da própria mídia, que depende da viralização de conteúdos para sobreviver enquanto indústria – e, nesse sentido, tanto melhor quanto mais discussões eclodirem nas redes. De acordo com o pesquisador, contudo, há que se pensar como irá se consolidar, nesse cenário, o direito de se manifestar. “Fazer parte dele exige capacidade de abstração e consciência de toda a sociedade”, reflete.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet