Imprensa internacional critica serviço de telefonia no Brasil
Compartilhar
O jornal americano The Washington Post publicou no último final de semana uma matéria da Associated Press para criticar o serviço de telefonia no Brasil. A chamada? “Serviço fraco do Brasil torna improvável tweets durante a Copa do Mundo”. Para eles, tirar as famosas selfies durante o Mundial, ou ficar atualizado as redes sociais, não vai ser um trabalho muito fácil por aqui durante o Mundial.
Segundo a reportagem, as companhias telefônicas do Brasil não estão preparadas para receber as milhares de pessoas que circularão pelo país entre os dias 12 de junho e 13 de julho, e isso já pôde ser visto durante a Copa das Confederações. O próprio Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, confirmou na mesma reportagem que os turistas terão dificuldade para usar seus celulares em ao menos metade dos estádios.
O diretor da FIFA, Thierry Weil, conta ao jornal que aprenderam com a Copa das Confederações, e que colocarão caminhões do lado de fora dos estádios para melhorar a conectividade. “Mas, ao final do dia, para ser honesto, ter 70.000 pessoas em um estádio, onde todas querem fazer uma chamada durante o intervalo, eu diria que é melhor falar com seu namorado ou sua namorada depois do jogo”, completa.
Ainda de acordo com o texto, a telefonia no Brasil já é falha nas melhores condições, com chamadas caindo frequentemente e internet lenta. Christopher Gaffney, pesquisador que está no Brasil para observar a preparação do país para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas conta que os estrangeiros terão uma experiência em nível brasileiro. “Os visitantes da Copa do Mundo não vão conseguir se comunicar da maneira que eles querem. Eles vão experimentar a frustração que lidamos todos os dias.”
Carolina Cunha (1º semestre)