Glauco Vilas boas é homenageado na 30ª Ocupação do Itau Cultural
Compartilhar
O Itaú Cultural homenageou o cartunista Glauco Vilas Boas na 30ª edição do seu programa “Ocupação”. Com aproximadamente 200 composições de sua autoria, a exposição fundamentou-se em apresentar o humor ácido peculiar do desenhista, sua personalidade e a trajetória de suas personagens.
Reunindo desde obras inacabadas a depoimentos de parentes e colegas do artista, como Beatriz Veniss, Pelicano e Laerte, por exemplo, a mostra visou demonstrar o processo produtivo do cartunista, principalmente na criação de suas personagens, sendo elas conhecidas ou não.
Os protagonistas, junto de suas histórias, estavam representados na ocupação, como Geraldão e Zé do Apocalipse, as charges para todos os gostos estavam presentes de maneira ilustrativa e dinâmica.
O lado espirituoso do cartunista impressionou os espectadores. Jorge Renato Rasuk (41 anos), comentou que foi muito interessante conhecer esse lado de Glauco, já que não conhecia. “Sempre comprei a revista Chiclete com Banana, e conheci apenas o lado humorístico dele. Foi uma surpresa conhecer a espiritualidade dele”, afirma.
Os trabalhos apresentados fazem parte do acervo de Beatriz Veniss, viúva do cartunista. Ainda há chance de assistir o acervo da Ocupação, acessando o site:
http://sites.itaucultural.org.br/ocupacao/#!/pt/artistas/649/glauco/1/inicio