Feriado: Portal recomenda filmes da 39ª Mostra exibidos na Vila Mariana
Compartilhar
Ainda dá tempo de aproveitar a 39º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Iniciada na semana passada, dia 22, terá reproduzido 311 filmes de 62 países até seu término, em 4 de novembro. Os ingressos, de R$8 a R$20, são vendidos nas bilheterias dos cinemas participantes e com o mínimo de quatro dias de antecedência pela internet.
A 39ª Mostra apresenta 46 filmes nacionais produzidos em 2015 que ainda são inéditos na cidade de São Paulo. Entre eles estão “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro; “Ponto Zero”, de José Pedro Goulart; “Fome” de Cristiano Burlan, entre outros.
Diferente das edições anteriores, este ano as produções hollywoodianas não estão tão presentes na mostra. “Aliança do crime”, estrelado por Johnny Depp é o representante do cinema estadunidense. Já o esporte é um tema que ganhou destaque na programação desta edição. O filme “Boxe” conta a história de um jovem lutador que persegue uma mulher mais velha e sagrada.
A equipe do Vila Mariana fez uma seleção dos melhores filmes que estão sendo exibidos no bairro durante este fim de semana e o feriado de Finados:
“O Bandido Giuliano”
O filme do diretor italiano Francesco Rosi, “O Bandido Giuliano”, produzido em preto e branco em 1962, conta a história de Salvatore Giuliano que foi julgado após ter sido morto por seu envolvimento com políticos separatistas, no período em que a Sicília estava separada do Estado italiano.
O filme foi ganhador do prêmio Urso de Prata de melhor diretor no Festival de Berlim em 1962. A exibição na 39˚ Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será a primeira após a restauração do original, feita pela Cineteca di Bologna no L’Immagine Ritrovata. A sessão vai ao ar amanhã, dia 31 de outubro, na Sala BNDES da Cinemateca, às 21 horas.
“Ararat”
No centenário do Genocídio Armênio (2015), a Mostra de Cinema Internacional apresenta “Ararat”. O filme, indicado para maiores de 14 anos, será exibido no vão livre do MASP, às 19h30 de hoje (30/11).
Ararat se passa durante as gravações de outro filme do diretor Edward Saroyan e conta a história de Raffi, detido na alfândega armênia, ao voltar da Turquia com imagens do massacre. O jovem é interrogado por David, inspetor aduaneiro que está tentando se reconciliar com o filho homossexual. Enquanto Raffi passa por uma crise na família, o inspetor tenta se entender com o amante do filho.
“Gentlemen”
Hoje, na sala BNDES da Cinemateca, às 20h45min, será exibido “Gentlemen”. Baseado no livro “Gentlemen and Gangsters” do escritor sueco Klas Östergren, o filme conta a história dos irmãos Morgan: Henry, o pianista bon vivant, e Leo, o poeta esquizofrênico. Os irmãos somem e seu companheiro, Klas, narra suas memórias das aventuras da dupla.
De acordo com a sinopse do site da Mostra Internacional, “o filme é um conto épico de uma sociedade em mutação em meio ao jazz, à poesia, ao romance e à espionagem na Europa pós-guerra”. O contexto da obra são os últimos anos da Cortina de Ferro, entre o final da II Guerra Mundial e a década de 80. “Gentlemen é considerado O Grande Gatsby escandinavo”, avalia Andreia Santana, do blog Mar de Histórias.
Dirigido por Mikael Marcimain, o filme tem classificação indicativa de 18 anos. Além da hoje, Gentleman será exibido também nos dias 01/11, no Espaço Itaú de Cinema, às 19h30; 03/11, no Museu da Imagem e do Som, às 17h30; e 04/11, na sala Reserva Cultural 2, às 21h40.
Serviço
39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Venda de ingressos online
http://www.ingresso.com/sao-paulo/mostrasp/hotsite
Helena Bonamico, Tais Haupt (2º semestre), Mariana Yole e Rafael Simões (3º semestre)