CARREGANDO

O que você procura

Especiais Fotos

Farol Santander: Trazendo luz para a cultura de São Paulo

Compartilhar

Maria Luiza Pimentel – 2° semestre

Localizado no coração da selva urbana paulistana, o Farol Santander, antigo Edifício Altino Arantes, é mais do que um marco arquitetônico, é um testemunho vivo da evolução de São Paulo.

Inaugurado em 1947, o Edifício foi idealizado para ser a sede do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa. Inspirado no Empire State Building, em Nova York, o prédio levou cerca de oito anos para ser concluído e foi por muito tempo o edifício mais alto da América Latina.

Com seus 161 metros de altura e 35 andares, o edifício combina elegância e funcionalidade. Foi projetado em 1939 por Plínio Botelho do Amaral e construído pela empresa Camargo & Mesquita.

Em 1960, o edifício foi renomeado para Altino Arantes, em homenagem ao primeiro presidente do Banespa, que ocupou o cargo entre 1926 e 1930. Sua fachada permaneceu praticamente intacta ao longo dos anos, sofrendo apenas pequenas alterações, como a adição de uma nova iluminação.

Em 1990, o prédio foi oficialmente tombado, preservando-o como memória cultural e arquitetônica e protegendo-o de reformas que poderiam comprometer suas características originais. Sua fachada de concreto e mármore impressiona até hoje, enquanto o interior mescla os estilos art déco e o modernismo.

Por fim, em 2018 foi transformado no Farol Santander, e o edifício agora é um centro cultural. Entre as atrações disponíveis ao público, destacam-se as exposições interativas, restaurantes, um bar, uma pista de skate no 21º andar e o famoso mirante, que oferece uma das vistas mais espetaculares de São Paulo.

O farol está localizado na rua João Brícola 24, localizado no centro histórico de São Paulo. E tem fácil acesso à estação São Bento do metrô, ônibus, ponto de táxi e estacionamentos. A entrada custa 40 R$ a inteira e 20 R$ a meia.

Palavras-chave: arquitetura, farolsantander, saopaulo, historico, centrohistorico, fotojornalismo, espmsp, erivamdeoliveira, marialuizapimentel, fotografia, mirante, exposicoes.