Exposição reabre antigo Hospital Matarazzo na Bela Vista
Compartilhar
Desde o dia 9 de setembro o antigo Hospital Matarazzo, desativado há cerca de duas décadas, foi reaberto para a instalação de obras de arte contemporânea em nome da exposição Made by… Feito por Brasileiros, que permanecerá instalada no local até o dia 12 de outubro.
A mostra possui obras de artistas nacionais e internacionais, contando com a presença de cerca de 90 autores, como Joana Vasconcelos, Dora Longo Bahia, Vincent Rosenblatt e vários outros.
Com uma estrutura que perdura há mais de um século, as alas e corredores do hospital remetem a uma época na qual seus rastros merecem ser preservados. Com um ar de clássica decadência e aparente tenebrosidade, as salas da grande construção são agora ocupadas por obras contemporâneas que buscam instigar e trazer reflexões àqueles que as observam.
Para a estudante Aline, 23 anos, a exposição está bem bonita. “ Gostei muito dos triciclos referentes ao Iluminado. Apesar de ser meio macabro por estar num hospital, gostei bastante. A obra da entrada também me chamou bastante a atenção”. O triciclo ao qual se refere Aline faz parte do filme de horror norte-americano O Iluminado, dirigido pelo cineasta Stanley Kubrick e baseado na obra do autor Stephen King.
Camille, 20 anos, comenta que o hospital é muito bonito. “No começo há um vídeo contando a história do hospital, o que achei bem bacana. Sobre a exposição, gostei também da iniciativa, porque até pouco tempo atrás tínhamos muitas poucas exposições em São Paulo, pouco movimento artístico. Temos artistas brasileiros muito bons que são conhecidos internacionalmente mas pouco aqui no país de origem. É de certa forma fazer um intercâmbio de culturas, pois poucas pessoas os conhecem”, disse.
A reabertura do hospital para a exposição ocorreu devido à compra do terreno pelo grupo empreendedor francês Allard, com a pretensão de reformar a estrutura e a transformar em um complexo imobiliário contendo um shopping, hotéis e centros culturais, de acordo com recentes informações da imprensa especializada.
A mostra acontece até o dia 12 de outubro, com entrada franca.
Horários: Terças às quintas, das 9h às 17h.
Endereço: Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista , São Paulo-SP.
Maria Daher (1 semestre)