Ex-presidente da ESPM recebe título de professor emérito
Compartilhar
Homenagem a José Roberto Whitaker Penteado (à esquerda) foi entregue por Armando Ferrentini – Foto: Luiza Vezzá
Lívia Luiza Guedes (1º semestre)
Durante o 6º Seminário Internacional de Jornalismo, ocorrido na última quinta-feira, dia 22 de setembro, em São Paulo, José Roberto Whitaker Penteado, quinto presidente da ESPM, que exerceu mandato entre 2011 e 2018, foi contemplado com o título de professor emérito.
A entrega da distinção foi feita por Armando Ferrentini, atual presidente do conselho deliberativo da ESPM, que discursou sobre o amigo. “Eu tenho uma amizade com o José Roberto Penteado de muitos e muitos anos. Nós éramos muito jovens quando nos conhecemos, e sempre ficamos juntos. E a Escola, principalmente, nos ajudou a apertar ainda mais nossos laços de amizade”.
Ferrentini destacou a gestão do homenageado na direção da unidade da ESPM no Rio de Janeiro e a implantação do curso de graduação em Jornalismo. Ele também lembrou que a esposa do homenageado, Elza Pádua, foi importante para o processo de fortalecimento do campus carioca. “José Roberto e sua mulher, Elza, a quem eu saúdo, tiveram a capacidade de fazer da pequena escola no Rio de Janeiro uma grande escola também, e que agora, dentro de alguns meses, vai inaugurar a nova sede”, afirmou. “José Roberto e Elza realmente fizeram um trabalho maravilhoso de desenvolvimento da escola”.
Após receber o diploma, Whitaker Penteado lembrou de sua história na instituição. “Nostalgia é uma coisa atraente. Eu comecei [na ESPM], em São Paulo, em 1968, chamado pelo Ivan Pinto, que queria alguém para ajudá-lo nas aulas de propaganda”, disse. Além disso, aproveitou para falar sobre sua relação com a imprensa e sobre a função de “explicar o mundo” que, mesmo num cenário marcado por mídias digitais e amplo acesso à informação, continua sendo responsabilidade do jornalismo. “Essa nobre função continua sendo do jornalista. Eu me orgulho muito de ser jornalista. Em 1954, eu lancei um jornalzinho de estudantes e nunca mais parei”.
Professor emérito – O título recebido pelo professor é atribuído por instituições de ensino a docentes aposentados que tenham oferecido contribuições relevantes a seus campos de atuação. José Roberto Whitaker Penteado é doutor em Comunicação e graduado em Economia e em Pedagogia. Trabalhou em diversos veículos de imprensa no Brasil. Atualmente, é editor da Revista de Jornalismo da ESPM.