Estudante faz sucesso com fã-site da banda One Direction no Brasil
Compartilhar
Durante décadas, diversas boybands chegaram ao topo e tiraram o fôlego de milhões de adolescentes. Dos Beatles aos dias de hoje, fãs do mundo inteiro são capazes de fazer tudo pelos seus ídolos, esperam horas em filas de shows, escrevem cartas de amor e dedicam um pedaço de seu tempo para saber mais sobre vida de seus famosos preferidos. Marcela Bonafé, 18 anos, administra o maior fã-site brasileiro da banda One Direction (1D). “Eu conheci os meninos através da minha prima que morava em Londres, na época eles não eram nada famosos”, afirmou. Ela procurava fotos e vídeos na Internet e acompanhava a boyband no programa britânico The X-Factor, o qual levou os cinco componentes à fama.
Em 2010, Marcela criou um blog para falar sobre a 1D. Nele ela traduzia e escrevia as novidades sobre a banda que eram divulgadas em sites britânicos. Foi assim que nasceu o One Direction Brasil.
Com o crescer da banda, a directioner (termo usado para identificar os fãs da banda) foi ganhando maior audiência online. “As pessoas entravam em contato pelo Twitter dizendo que também amavam a 1D”, relembra.
Marcela também conta que, com o tempo, a tarefa de cobrir todas as novidades da boyband foram ficando mais complicadas. “Eu chegava da escola e passava a tarde inteira traduzindo notícias”, recorda. Além disso, ela afirma que é preciso apurar todos os rumores que são lançados na Internet. “Existem muitas novidades que são mentira e, por questão de credibilidade, eu e a equipe não podemos publicar tudo que chega as nossas mãos”.
Quando a banda estourou as paradas nos Estados Unidos, o site brasileiro começou a tomar proporções maiores ainda. A partir de então, começou a formar uma equipe para atualizar o One Direction Brasil através de contatos e amizades feitas online.
Hoje, para alimentar o site e suas redes sociais, Marcela conta com uma equipe de onze pessoas. “É preciso de muita dedicação, a gente se reveza durante o dia todo”, diz.
Ela também ressaltou as atitudes tomadas pela equipe diante as notícias negativas veiculadas: “Como estamos entre os fãs, não podemos condenar comportamentos, os quais discordamos, pois nossos leitores podem criar aversão”. Ela comenta sobre as atitudes automutiladoras de alguns directioners, após o integrante Zayn Malik abandonar a banda.
Com o intuito de aumentar ainda mais a área de alcance do One Direction BR, a jovem tem como plano tornar-se mais presente no Instagram.
O fã-site tem proporções maiores do que se imagina: são mais de 470 mil curtidas na página do Facebook e em torno de 1 milhão de acessos mensais. Com o tempo, surgiram alguns patrocinadores para o fã-clube, mas Marcela conta que tudo ligado ao site é feito por amor à banda e gratidão aos leitores . Ela diz que o melhor presente que já ganhou com página é o reconhecimento entre os próprios fãs. “Eu e a equipe já fomos receber o prêmio da One Diretion no Video Music Brasil (VMB), da MTV, foi sensacional! Mas ainda a melhor sensação é perceber que os fãs curtem com o nosso trabalho”.
Bianca Alves (1 semestre)