CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

#Rio2016: Mirella Coutinho, a estrela das piscinas

Compartilhar

Com as Olimpíadas a caminho das praias do Rio de Janeiro, é de se esperar que estrelas dos esportes comecem a brilhar para os brasileiros. É esse o caso de Mirella Coutinho, paulistana, 20 anos, que está entre os muitos jovens atletas que sonham em dizer que fizeram parte do maior evento esportivo de todos: os Jogos Olímpicos.

O sonho, é claro, não vem de graça. Atleta de polo aquático, Mirella começou a praticar o esporte aos 9 anos de idade, ingressando no profissional aos 13, passando a competir pela seleção brasileira. Dois anos mais tarde, aos 15 anos, começou a competir pela categoria adulta, e construir assim uma carreira de dar inveja. “Comecei treinando no clube Paineiras, onde era sócia, e mais tarde vim para o Paulistano, por uma questão de salário. Hoje, com a seleção, acabo treinando no clube apenas um mês antes de campeonatos.”, diz Mirella. Tudo, contudo, tem seu lado positivo. Em 2010, aos 15 anos, conquistou o primeiro lugar no campeonato Sul-Americano na Colômbia, e aos 16 competiu em seu primeiro Pan.

Mirella Coutinho beija medalha de bronze dos jogos Pan Americanos de 2015 no Canadá

Mirella Coutinho beija medalha de bronze dos jogos Pan Americanos de 2015 no Canadá

Com o apoio da família, tudo ficou mais fácil. Seu pai, Paulo Coutinho, foi da seleção masculina por 7 anos, e seu irmão, Gustavo Coutinho, atualmente compete na categoria adulta da seleção brasileira e também se prepara para os Jogos Olímpicos. “A pressão e o esforço não são fáceis de lidar, tenho uma alimentação regrada e uma rotina difícil a seguir. Sem o apoio e a compreensão da família, não dá, e tê-los dentro do esporte me incentiva diariamente”. O namorado, Raphael Collela, também apoia a atleta e acompanha sua rotina, e Mirella diz que é preciso ter esse apoio e essa compreensão para fazer com que o relacionamento funcione.

A rotina da atleta, porém, não é fácil. Treinando aproximadamente seis horas por dia, divididas em dois treinos, sete dias por semana, fica difícil conseguir lidar com qualquer outra coisa. Mirella, no caso, trancou a faculdade neste semestre, para conseguir dar conta dos treinos e preparativos para as Olimpíadas. A atleta conta ainda que não foi só ela que teve que desistir de uma carreira acadêmica pelo sonho dos Jogos. “Muitas das meninas trabalhavam ou estudavam, e hoje a maioria delas pausou a carreira para focar no sonho do pódio olímpico”.

Mirella Coutinho em treino pela seleção brasileira

Mirella Coutinho em treino pela seleção brasileira

Apesar do esforço das esportistas, Mirella afirma que o polo aquático é ainda o esporte menos favorecido pela CBDA (Confederação Brasileira dos Desportes Aquáticos). “Como atleta, tenho a impressão de que o polo fica com os restos de esportes como a natação e o nado sincronizado. Por mais que tenha tido um investimento em função dos jogos, ainda estamos longe de uma estrutura digna de seleção”.

Isso fica claro em alguns fatores apontados por ela. As atletas recebem hoje, um salário pequeno, e uma estrutura extremamente frágil para sustentar o esporte. Atualmente, um dos únicos profissionais designados para acompanhar a seleção é o técnico canadense Patrick Oaten. As meninas não possuem fisioterapeuta, nutricionista nem psicólogo, profissionais esses que são essências na visão de Mirella. “O clima já é mais difícil por sermos todas mulheres e termos de aprender a conviver em equipe, e a falta desses profissionais faz com que tenhamos que buscar ajuda com pessoas de fora, o que prejudica a sintonia e sai do nosso bolso. Nada fica fácil, e hoje, não é possível viver do polo.”

Com o objetivo de crescer no esporte e como pessoa, Mirella aceitou no ano passado uma bolsa integral da Universidade do Havaí, e competiu por um ano pela escola. Com uma proposta diferente da brasileira, de incentivar o esporte acima de qualquer outra coisa, a estadia na escola fez com que Mirella crescesse e amadurecesse de uma maneira indescritível. “A experiência que tive nos EUA foi essencial para me tornar quem sou hoje, não apenas como atleta, mas como pessoa. O amadurecimento conquistado naquele ano foi impressionante, e me fez perceber como é diferente o incentivo que se tem lá”.

Mirella Coutinho em jogo amistoso da seleção brasileira contra Pacific (EUA)

Mirella Coutinho em jogo amistoso da seleção brasileira contra Pacific (EUA)

Todo esse aprendizado e experiência, não só no exterior como no Brasil, fez com que Mirella reconhecesse fatores positivos e negativos da vida de atleta. As oportunidades foram inúmeras, e hoje, aos 20 anos, pode dizer que conhece todos os continentes do mundo graças ao esporte. Mas talvez isso não esteja sendo o suficiente.

Hoje, a aproximadamente nove meses de um dos eventos mais importantes de sua vida, Mirella começa a pensar se vale tudo pelo sonho. “Cresci muito, mas perdi muito com o esporte. Perdi experiências de vida e de amadurecimento que deveriam fazer parte da vida de um adolescente comum. Claro, fiz amizades dentro do esporte que levarei para o resto da vida, mas hoje não sei se a paixão pela água é suficiente para suprir a cobrança e a pressão que acompanham”.

Com o sonho dos jogos cada vez mais perto, e as experiências perdidas cada vez mais longe, é um mistério a trajetória que seguirá a estrela das águas que é Mirella Coutinho.

 

 Giulia Ficarelli (3º semestre)

 

Tags:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet