ESPM-SP comemora o Dia Mundial da liberdade de Imprensa
Compartilhar
Em comemoração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a ESPM-SP, em parceria com a Abraji e os consulados canadense e norte americano, organizou um seminário para os alunos de jornalismo da instituição.
O programa foi dividido em dois painéis e foi aberto pelos cônsules gerais Ricardo Zuniga e Stéphane Larue, representando, respectivamente, o Consulado-Geral dos Estados Unidos e o Consulado-Geral do Canadá em São Paulo.
No primeiro painel, abordando o tema “Novos formatos no Brasil”, o evento contou com a presença do fundador da agência Volt Data Lab, Sérgio Spagnuolo, da co-fundadora do Nexo Jornal, Renata Rizzi, e da jornalista freelancer Karla Mendes.
Já o segundo painel recebeu a temática “acesso à informação” com enfoque no FOIA (Freedom of Information Act) como item principal de discussão. Para isso, o programa recebeu o repórter canadense Chris Arsenault, correspondente no Rio de Janeiro da Thomson Reuters, e a americana Patrice McDermott, ex-diretora executiva da OpenTheGovernament.org, organização que promove a transparência nos Estados Unidos. O mediador foi o jornalista Daniel Bramatti, membro do Estadão Dados e diretor da Abraji. A palestra foi realizada em inglês com tradução instantânea.