CARREGANDO

O que você procura

Campus Notícias

ESPM recebe a 3ª Conferência Anual de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais

Compartilhar

Antônio Rocha Filho

Nos dias 10 e 11 de novembro a ESPM-SP recebeu a 3ª Conferência Anual de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais, o Coda.Br, evento promovido pela Escola de Dados do Brasil. Na abertura, a diretora-executiva da Open Escola de Dados no Brasil, Natália Mazotte, agradeceu às diversas empresas que apoiaram o evento e convidou o presidente da ESPM, Dalton Pastore, para dar as boas-vindas a todos em nome da escola. Na oportunidade, Pastore comentou sobre o compromisso da faculdade com a excelência em todos os seus cursos e destacou o papel de inovação da escola.

Três mesas-redondas ocorreram durante o evento. Uma delas foi “Expandindo fronteiras do conhecimento: Datavis para humanos e máquinas”, com Alberto Cairo, professor de Jornalismo Universidade de Miami, e Fernanda Viegas, pesquisadora do Google, com a moderação de Daniel Waisberg, autor do Google Analytics Integrations. Na mesa foram discutidas questões relacionadas a visualizações de dados que auxiliam a navegação em sistemas diversos. Os participantes trouxeram exemplos bem-sucedidos de visualização de dados utilizados por empresas da área de tecnologia e também por veículos de comunicação da mídia tradicional.

Para Fernanda Viegas, a visualização de dados diminui as barreiras de entrada das pessoas para a compreensão das informações. “Visualização é um meio de expressão”, defendeu. Enfatizando a democratização do acesso a informações, Alberto Cairo afirmou que a “visualização de dados tem enorme potencial para se tornar uma linguagem universal”. O professor da Universidade de Miami apresentou na mesa-redonda softwares gratuitos e fáceis de usar para criar imagens interessantes na visualização de dados.

Rosental Calmon Alves, professor da Universidade do Texas, moderou a mesa “E quando o dado não está disponível?”, com as presenças de Steffen Kühne, head de desenvolvimento da Bayerischer Rundfunk, Sarah Cohen, professora de Jornalismo da Universidade do Arizona, e Jeremy Merrill, jornalista da ProPublica nos Estados Unidos. Foram discutidas questões sobre a importância dos dados para a elaboração de uma boa reportagem e apresentados casos que tiveram aplicação de metodologias de ponta para obter a matéria-prima que permitiu a publicação de histórias de impacto.

“Pesquisas eleitorais: o que elas disseram (e não disseram) nessas eleições?”, com Neale El-Dash, diretor de pesquisas da Sleek Data, e Lara Mesquita, cientista política, teve a moderação de Guilherme Jardim Duarte, editor do Jota. Os três especialistas em pesquisas de opinião e resultados eleitorais debateram o papel das pesquisas nas eleições mais recentes no Brasil, principalmente a de 2018, e a leitura feita pelos jornalistas para elaboração de suas reportagens.

Lara Mesquita destacou o papel importante que as redes sociais e o WhatsApp tiveram na eleição presidencial deste ano, assim como a influência das igrejas neopentecostais nas escolhas dos eleitores. Neale El-Dash afirmou que há dificuldades específicas para a realização de pesquisas eleitorais no Brasil, em razão do cenário com dois turnos e um número que ele considera pequeno de levantamentos, de institutos e de metodologias, na comparação com outros países, como os Estados Unidos. Na avaliação de El-Dash, o cenário pode explicar as variações entre os números de algumas pesquisas e os resultados finais das eleições.

Público do Coda.BR 2018 na entrada do evento, realizado nos dias 10 e 11 de novembro, na ESPM-SP

Workshops

Durante o Coda.Br, foram oferecidos 40 workshops sobre a utilização de dados para a resolução de problemas reais para as cerca de 300 pessoas que estiveram no evento e que tiveram a oportunidade de participar, também, dos bootcamps oferecidos.

Alberto Cairo, além de participar da mesa-redonda, ofereceu o workshop “Bonitinho mas ordinário: as mentiras que contam com #datavis e como não ser enganado”, em que mostrou diversos exemplos de infográficos que não eram precisos na informação oferecida. Na atividade, Cairo destacou a importância da escolha adequada da forma de visualização de dados. De acordo com o assunto tratado, a melhor visualização pode ser feita com um mapa, um gráfico de barras ou até mesmo uma tabela, por exemplo. O professor da Universidade de Miami deu ainda dicas práticas para a elaboração e também a leitura adequada de uma apresentação de dados, para evitar chegar a uma conclusão errada.

Dentre outros workshops oferecidos, “A LAI é o lide: como aproveitar a Lei de Acesso para fazer reportagens”, oferecido pela jornalista Marina Iemini Atoji, gerente-executiva da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), mostrou as vantagens da utilização da Lei de Acesso a Informação como uma ferramenta importante para a apuração de reportagens. Marina apresentou experiências bem-sucedidas com o uso da Lei para a produção de material jornalístico, deu dicas práticas para a obtenção dos melhores resultados e ainda sugeriu possíveis temas para apuração com base na legislação e nos dados que os órgãos públicos têm disponíveis.

“Iluminando o mar de dados” foi um bootcamp oferecido para pessoas que buscavam se iniciar na lógica da programação em Python e na aplicação nas bibliotecas mais populares para trabalhar com dados. Esse era o desafio proposto para a atividade que duraria seis horas, criada para iniciantes e conduzida por Caroline Dantas, estudante de Ciência e Tecnologia e Neurociência na Universidade Federal do ABC (UFABC), criadora do RefatorandoCast (podcast sobre tecnologia com pinceladas de história) e dona do canal de YouTube DevFriend, de dicas sobre desenvolvimento e Neurociência.

O objetivo final do bootcamp era permitir que o participante aprendesse a estruturar e limpar bases de dados para, a partir daí, gerar os insights de informação e reportagem utilizando poucas linhas de código. “A maior dificuldade para os jornalistas, por incrível que pareça, é a falta de objetividade”, comentou Caroline. “Esses profissionais não têm o domínio de entender o todo, de enxergar que os dados se conversam e, por isso, se perdem no mar de dados. Aqui, vamos ajudar o profissional a mergulhar nos dados de maneira profunda e a entender o que está acontecendo lá embaixo. Afinal, jornalismo é essa exploração.”

Caroline ainda aposta que, no futuro, não vai existir jornalismo sem essa exploração a fundo dos dados, com o auxílio de ferramentas para explorar bases mais complexas. “Hoje, tudo é dado – e vale dinheiro”, destacou. Além disso, ela acredita que esse seja o caminho mais seguro para eliminar ou ao menos combater com eficiência as fake news. Para demonstrar isso, escolheu como base de dados para o bootcamp o dataset do TSE das Eleições 2018.

Ela apontou para um dado curioso sobre a participação feminina para demonstrar que um número sem sua análise não necessariamente traduz a verdade dos fatos. A determinação era de que houvesse participação de 30% de mulheres – o que, em princípio, foi cumprido, com 31%. “Porém, quando saímos do dado geral para a análise por cargo, vemos que há discrepância e o não cumprimento nos cargos majoritários”, revelou. “Essa meta não foi batida quando olhamos os números para cargos majoritários e justifica o fato, por exemplo, de termos tido apenas uma governadora eleita.”

Público

Pedro Caramuru, estudante de terceiro ano Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, que participou do bootcamp, mostrou-se animado para a maratona de quase seis horas. “Eu me inscrevi no Coda, pois sabia que seria um evento de peso”, justificou. Sobre essa oficina em particular, sua expectativa era a melhor possível: apesar de já ter contato com Python, ele buscou no evento afinar suas habilidades para utilizar a ferramenta em reportagens com grande quantidade de dados apurados.

O bootcamp teve ainda grande participação de midiólogos, analistas e profissionais da área de ciências sociais – em sua maioria em busca de, mais do que apenas aprender a mergulhar no mar de dados, voltar à superfície com conteúdo sólido e de qualidade.

Para o professor Rosental Calmon Alves, o Coda.BR, organizado por Natalia Mazotte, colaboradora do Knight Center por vários anos, foi realmente um sucesso. O professor afirmou que ficou encantando com a participação de tantos jornalistas brasileiros ansiosos para aprender mais.

O presidente da ESPM, Dalton Pastore, afirmou que a instituição está aberta para receber esse evento, em especial, que colabora com desenvolvimento dos profissionais da imprensa e com um jornalismo de melhor qualidade e com mais investigação.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet