Trabalho retrata o pai do fotojornalismo moderno
Compartilhar
Foto-áudio reportagem produzido por Ana Teresa Guida e Caio Castilho, estudante do segundo semestre do Curso de Jornalismo da ESPM-SP, para a disciplina fotojornalismo, sob orientação de Erivam de Oliveira, sobre Erich Salomon, que ficou conhecido como Doutor Salomon por introduzir no fotojornalismo a câmera escondida em ambientes pouco conhecido pelo público. Por sua ousadia e criatividade, Salomon passou para a história como pai do fotojornalismo moderno.
Erich Salomon, nascido na Alemanha em 1886, foi o grande impulsionador do fotojornalismo moderno.
Acompanhado de uma câmera fotográfica Ermanox, de pequeno formato, ele registrou os grandes acontecimentos políticos nos anos de 1930. Formado em engenharia e zoologia, Salomon trabalhava no departamento de publicidade da editora Ullstein House. Em 1927, quando executava uma campanha de publicidade em áreas rurais, ele descobriu a fotografia, montrando ambientes pouco visto pelo publico em geral, como o o julgamento de um famoso caso de assassinato em 1928, onde não era permitido tirar fotografias dentro do tribunal, mas ele conseguiu esconder sua pequena câmera em um chapéu e foi o único a obter imagens do julgamento.
Salomon, constantemente tirava fotos de membros da alta sociedade e de figuras políticas de forma descontraída e espontânea. Sua máquina prática e compacta lhe permitia ser rápido e silencioso nos registros de imagens roubadas e sem pose. Suas fotos ousadas revolucionaram e implementaram mudanças na prática da fotografia de imprensa ao registrar de uma forma instantânea autoridades em gestos casuais.
Uma de suas imagens mais conhecidas registra o momento em que o Ministro Francês em 1931, Aristide Briand, que costuma dizer “que uma reunião se faz com dois, três ou quatro ministros, mas se não tiver a fotografia do Dr Salomon, a reunião não aconteceu”, nota a presença de Salomon durante um debate político do qual os jornalistas tinham sido excluídos.
Seu trabalho foi interrompido quando os Nazistas ocuparam a Holanda em 1940. Judeu, ele foi preso e deportado para a Alemanha. Morreu em 1944 em Auschwitz, aos 58 anos.
Erich Salomon – o pai do fotojornalismo moderno (Source) from ESPM on Vimeo.