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Desenvolvedor cumpre promessa e retira Flappy Bird das lojas virtuais

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O desenvolvedor vietnamita de jogos, Dong Nguyen, cumpriu sua promessa e retirou o grande sucesso de downloads Flappy Bird das lojas virtuais de aplicativos.

Em sua página no Twitter, Nguyen, desconhecido entre os programadores de jogos até a criação do game, disse que retiraria o jogo do ar porque não aguentava mais o sucesso que o aplicativo atingiu. “Flappy Bird é meu sucesso, mas também arruinou a minha vida simples. Agora eu o odeio”, escreveu.

Em entrevista concedida ao The Verge, Nguyen afirmou que a razão para ‘Flappy Bird’ ser tão popular é o fato de ele ter algo diferente dos jogos móveis de hoje. Segundo ele, o jogo é ótimo para competir com os amigos.

Vince Vader, professor de criação digital na ESPM e criador de mais de 30 jogos para celular, internet e tabuleiro, acrescentou que o sucesso repentino do jogo se deu graças à “fama” que os jogadores ganham quando atingem grandes pontuações no jogo. “Creio que o fato de ser difícil e poder ser compartilhado foi uma boa ideia dos produtores. Quem faz muitos pontos constroi uma fama em cima da brincadeira.”, pontua.

Rumores levantados na última semana levantavam a hipótese de que o jogo seria retirado do ar devido a problemas legais devido a direitos de imagem. Porém, de acordo com o próprio desenvolvedor, não tem nada a ver com isso. “Eu apenas não aguento mais”, afirmou.

O estudante Gustavo Delazari, 20 anos, conta que jogou o game nas duas plataformas, e que gastou um “tempinho” com ele. “Eu acho que o jogo fez tanto sucesso, principalmente, por ser muito simples, e com uma jogabilidade fácil, assim permitindo que todos possam jogar e se viciar”, afirma.

Para as pessoas que já fizeram o download do jogo, o game continuará funcionando normalmente, mas não poderá mais ser baixado.

O jogo

Baseado em uma arquitetura simples, mas que inovou por seu enorme nível de dificuldade, o jogo atingiu o topo da lista de downloads nas lojas virtuais para Android e iOS e rendia, por dia, R$119 mil em anúncios para o criador.

O jogador é desafiado a passar entre obstáculos, materializados por tubos verdes já conhecidos pelos fãs do game Mario devido à sua semelhança e devem clicar na tela para fazer com que o Flappy Bird voe pelo cenário.