CARREGANDO

O que você procura

Geral Notícias

Curador de Tarsila Popular, Fernando Oliveira, fala ao Portal de Jornalismo

Compartilhar

Beatriz Araújo e Lua Cataldi (1º semestre)

 

Operários (1933), primeira obra da fase Social de Tarsila, pintada após a sua viagem a Moscou, onde foi sensibilizada pela causa operária

Entre os dias 5 de abril e 28 de julho, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) recebe a exposição Tarsila Popular, que reúne 92 obras de uma das maiores personalidades do Modernismo Brasileiro, a artista Tarsila do Amaral. Após 11 anos de sua última grande exposição no Brasil, que ocorreu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, o acervo reunido é uma das principais atrações para paulistas e turistas que estão de passagem pela cidade.

A carreira da artista foi marcada pelo rompimento com os padrões conservadores da época, até então muito presente no início de seu trabalho. A valorização do cotidiano urbano, de elementos tropicais, do índio e da sociedade negra, contribuiu para ilustrar a diversidade brasileira.

Retrato de Mário de Andrade (1922), à esquerda, e autorretrato de Tarsila do Amaral (1923), à direita. Obras dos Primeiros Anos da carreira da artista

 

O Pescador (1925), tela com elementos cubistas que caracterizou a fase Pau Brasil de Tarsila

 

Segunda Classe (1933), retratado ainda durante sua fase Social, a artista conta que a imagem de uma família pobre e descalça descendo do vagão da segunda classe do trem ficou gravada em sua memória

 

O Batizado de Macunaíma (1956), tela inspirada no romance de Mário de Andrade

 

A exposição tem gerado uma intensa repercussão com público interessado em conhecer o legado deixado pela artista e sua contribuição para a arte no país. “Eu decidi visitar, porque nunca tinha visto uma obra dela [Tarsila], só em livros de história, que a gente tem na escola”, disse o paulista Arthur Silva, quando questionado sobre sua visita à exposição. Já a mineira Neusa Lima disse que o motivo da visita à exposição foi o interesse pelo contexto histórico das telas.

O Portal Jornalismo da ESPM-SP, conversou com um dos curadores responsáveis pela realização da Tarsila Popular, Fernando Augusto Oliveira.

PJ: Como é ter contato com obras de arte tão importantes a todo momento?

FAO: O trabalho de curadoria envolve inicialmente um trabalho de pesquisa, uma pesquisa sempre muito extensa sobre o artista e sobre a obra, mas também sobre as questões, os problemas, as ideias deste artista.

PJ: Quanto tempo demora para organizar cada exposição?

FAO: Cada exposição leva cerca de dois anos para achar as obras e, principalmente, pelo enquadramento, porque não é só reunir as obras de um artista e apresentar, você também precisa pensar como enquadrar esse artista sob uma nova perspectiva, que seja interessante, que tenha um apelo público, sem rebaixar a obra dele, sem banalizar, sem ser didático em excesso.

PJ: Como é escolhida a temática de cada exposição?

FAO: Aqui no MASP, a gente trabalha em eixos curatoriais, então cada um trabalha com um problema, com uma questão. Tínhamos, ano passado, histórias afroatlânticas, que se referem à relação do Brasil com a África e de um transido, de um tráfego afro atlântico, dos problemas sociais, raciais, de classe, que envolveu e envolve o Brasil, o último país a abolir a escravidão. O MASP não exclui de suas leituras questões sociais, raciais, que fazem parte da realidade brasileira e que não são colocadas debaixo do tapete.

PJ: Essa foi uma das maiores exposições da Tarsila do Amaral aqui?

FAO: Não foi a maior exposição da Tarsila, mas foi a que pegou um arco de tempo maior.

PJ: As exposições não começam a ficar repetitivas depois de um tempo? O modernismo vai fazer cem anos em pouco tempo…

FAO: O olhar para um artista, quando ele é apresentado em um museu, sempre vai ser novo porque a perspectiva histórica vai ser diferente. Daqui a dez anos, talvez a gente esteja em um outro momento no campo cultural brasileiro, talvez as questões indígenas tenham uma presença maior, então a gente vai olhar a Tarsila do ponto de vista de uma história indígena brasileira.

PJ: Desse processo de dois anos de programação da exposição, o que você acha que foi mais difícil: reunir as obras ou reunir as pessoas para escrever o catálogo?

FAO: A partir do momento em que a gente define a perspectiva para trabalhar o artista, convidamos autores que sejam capazes de escrever naquela perspectiva. Então, já que nossa perspectiva sobre a Tarsila é o popular, o social, as questões de classe, convidamos autores que já escreveram sobre o modernismo brasileiro sob essa chave. Nós acreditamos que já é chegado o momento de propor novas leituras.

PJ: Você esperava dias de superlotação do MASP para visitas à exposição?

FAO: Esperávamos um grande público, porque sabíamos que há muito tempo não havia uma exposição da Tarsila com essa ambição e também porque, obviamente, temos a estrela midiática da exposição, o Abaporu, além de obras raras que há muito tempo não eram exibidas, como: Macunaíma, a Cuca, O Pescador (do Museu Hermitage – Moscou – que nunca foi exibida no Brasil, um empréstimo muito complexo e caro)… a gente esperava uma grande quantidade, talvez não tanto e de maneira tão intensa.

Tags:

Você pode gostar também

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet