Quando são 18hrs na cidade de Franca a Cadedral Nossa Senhora da Conceição toca seus sinos, notificando para todos o fim da tarde e iniciando sua missa.
Um templo religioso pode ser considerado um centro espiritual, social e político de uma determinada sociedade. Por isso que no período medieval as cidades Europeias surgiam ao redor de templos religiosos.
E com a cidade de Franca se seguiu praticamente o mesmo padrão. A catedral em questão foi construída no local da original que fundou a cidade, portanto assim como em tempos medievais a Catedral se encontra literalmente no centro da cidade, onde está cercada de comércios e pessoas.
Sua construção foi iniciada no fim do Século XIX em 1898, no ano de 1913 permitiu mesmo ainda não terminada que fosse celebrada a sua primeira missa. E sua inaugurarão foi no ano de 1926. Foi restaurada no ano de 1980 e teve uma outra restauração no ano de 2005.
Quando começa a escurecer o centro da cidade se ilumina pelas luzes que a igreja aciona, fazendo com que toda a praça e prédios ao redor fiquem cobertos pela sua luz azul.
Sua arquitetura possui um estilo eclético, possuindo características góticas com neoclássicas, apresentando simplicidade e harmonia em sua estrutura, com suas cores inspiradas na cultura grega, utilizaram branco e o azul em sua composição. Todos esses elementos foram escolhidos para a Catedral tem uma aparência leve, na qual não possui diversos adornos como o Barroco propõe, mas ao mesmo tempo consegue trazer a riqueza do local.
A catedral entrou em uma polêmica a 6 anos atrás, quando decidiu colocar grades ao redor do templo, para impedir que moradores de rua dormissem ao redor do local. Eles utilizavam suas marquises para se protegerem das chuvas. Mesmo a Catedral sendo considerada um ambiente público, essa medida foi tomada, em uma tentativa de afastar essas pessoas desabrigadas da igreja matriz da cidade.
Entrevistei duas pessoas, com opiniões distintas sobre a decisão, ambos são moradores da cidade a mais de 10 anos. A primeira a Falar é Priscila Fernandes, de 43 anos, que é Enfermeira do Trabalho, “Eu sou contra a decisão tomada da catedral em cerca-la com grades, apesar dos problemas envolvidos, não deixa de ser um lugar público e infelizmente as pessoas que se abrigavam no local, estão em situação de vulnerabilidade. Acabaram só transferindo um problema para outro lugar”.
Fernando Micheletti de 48 anos, que trabalha com BPO financeiro traz uma outra opinião sobre o assunto, “ Eu acredito que a colocada das grades ao redor da igreja foi necessária, porque muitas pessoas começaram a se abrigar no local e algumas dessas pessoas eram usuárias de drogas e acabavam incomodando as pessoas que queriam entrar na igreja. Houve até um caso de um morador de rua que mostrava suas genitálias para as mulheres que queriam entrar na Catedral”.
Apesar das controvérsias a Catedral continua sendo um marco na cidade, todos os moradores a enxergam até mesmo como um ponto de referência para se localizarem. Impossível um morador de Franca não saber onde fica a Igreja Matrix.