Campanha ‘Pôneis Malditos’ repercute nas redes sociais
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A estratégia de marketing da propaganda “Pôneis Malditos”, da Nissan, foi polêmica pelo fato de atacar os concorrentes com bom humor e deu o que falar. A campanha foi uma das mais comentadas em blogs e redes sociais, superando outras campanhas como a dos cowboys do posto, o funk das formigas, entre outras, segundo a apuração da revista Veja, publicada em 5 de agosto de 2011.
Quais os motivos para tanta repercussão entre os jovens e redes de relacionamento? Arnaldo Mendes Jr, professor de Marketing, da ESPM, afirma que a propaganda se baseou mais nas mídias interativas e sociais do que nos veículos de massa como a televisão. Ressaltou também que, em um primeiro momento, a divulgação foi lançada nos meios mais antigos para atingir seu clássico público-alvo.
Para complementar essa ação, a montadora utilizou mídias voltadas para jovens, convidando as pessoas de maneira explícita a interferirem na mensagem. Dessa forma, promovendo uma discussão da campanha com liberdade para acrescer e alterar conteúdos. Isso causou grande impacto nos jovens que frequentam as redes sociais.
Mendes Jr. frisou também que a mensagem tem uma linguagem infantilizada usando elementos que ainda estão dentro do universo do adolescente e do jovem adulto, harmonizando a propaganda com os valores e hábitos da juventude.
Segundo Cláudia Barbaceia, aluna de Comunicação Social, da ESPM, “a propaganda fez sucesso porque quebrou paradigmas, ela foi elaborada para ser um viral. A linha criativa é non sense e caminha para o lado emocional ao invés do racional.”
Cláudia enfatizou também que um dos pontos que faz o vídeo se destacar é justamente o fato de explorar o contrário do que todas as marcas do segmento usam, ousando com os cavalos e criando uma ironia inteligente.
Assista o comercial da Nissan.
Ouça Arnaldo Mendes Júnior comentando sobre os Pôneis Malditos
Thais Carbonell (2º semestre)