Vila apresenta opções de cultura e lazer que variam de museus a áreas verdes

Share

Pavilhão no Ibirapuera é palco de diversão para todas as idades. Foto: Thiago Montero

 

A Vila Mariana é marcada pela tal da riqueza cultural. O bairro conta com muitos locais de cultura e lazer. Há lugares para esportistas, cinéfilos, apaixonados por teatro, interessados em literatura, fascinados por museus e artes plásticas. Também tem espaços para quem quer descansar, passear ou se divertir.

Entre todos os pontos culturais do bairro, destacam-se o SESC Vila Mariana, que abriga praticamente todas as opções possíveis de lazer; o Museu Lasar Segall, que estimula a arte; a Biblioteca Viriato Corrêa, que investe na Literatura Fantástica; e a Cinemateca Brasileira, marco da produção e conservação de um grande acervo audiovisual do País.

Porém, o local de lazer mais procurado não só pelos moradores do bairro, mas por todos os paulistanos, é o famoso Parque Ibirapuera. O símbolo de cultura e lazer é também uma das áreas verdes mais importantes da capital. O parque é palco de shows, exposições, encontros, festivais e de atividades culturais como oficinas e aulas ao ar livre.

As apresentações da peça Noturno, de Oswaldo Montenegro, chegaram ao fim nesta segunda-feira, dia 25. O espetáculo, que é o musical mais antigo da Oficina dos Menestréis, teve como tema a noite paulistana em seus mais diversos aspectos. A peça ficou em cartaz no Teatro Dias Gomes, localizado na rua Domingos de Morais.

Rafael Murai, 25, um dos alunos da oficina que resultou na peça, comenta que as apresentações no bairro foram satisfatórias. “A recepção do público foi excelente, tanto que muitos participaram, cantando, dançando e aplaudindo. O teatro é muito bem localizado. O bairro da Vila Mariana respira a noite”, diz.

De bom tamanho

Por ser um dos bairros mais reconhecidos e destacados pela cultura, a Vila Mariana se tranquiliza quando se fala na quantidade e qualidade desses pontos culturais.

“Esses lugares são um tesouro para o bairro”, afirma Beatriz Ferreira, 47, moradora do bairro. “Acho que ninguém tem muito que falar. Os problemas que tem são gerais. Acontecem em qualquer lugar”, conclui.

Paulo Ferraz, 51, outro morador, concorda. “Tem gente que nem sabe que o bairro tem tantos locais como esses. Mesmo que alguns sejam mais conhecidos que os outros, todos são excelentes”, diz.

Pesquisa em guias online é uma maneira eficaz de saber o que está acontecendo na Vila e conhecer um pouco mais dos locais de lazer e cultura do bairro. Confira abaixo algumas opções.

 

Serviço
Guia do Pedaço: http://www.guiadopedaco.com.br/
Site Vila Mariana: http://www.vilamariana.com.br/saopaulo/index.php
Portal Vila Mariana: http://www.portalvilamariana.com/

 

Thiago Montero (4º semestre)