Ex-aluno da ESPM-SP, criador do site Omelete dá dicas de sobrevivência

Share

Aqui é mais legal”. Assim, Marcelo Forlani iniciou sua palestra no auditório Vitor Civita na tarde desta segunda-feira, 25 de novembro, referindo-se sobre falar aos alunos da ESPM – SP. O palestrante é ex-aluno da faculdade, formado em publicidade e sócio fundador do Omelete, um dos sites de entretenimento mais visitados do Brasil, que, segundo ele, tem por volta de 30 milhões de page views por mês.

Um dos fundadores do Omelete concede palestra a alunos na ESPM-SP. Foto: Mariana Miranda.

Forlani abordou temas como a criação e o nome do site. De acordo com ele, o nome Omelete permitia falar de diversos assuntos, como música e cinema, além do foco do site, os quadrinhos. Era um nome fácil de ser lembrado. Ele também comentou uma pesquisa recente realizada pelo site, que identificou o perfil, o interesse e os gostos de seus usuários, por exemplo, os artistas preferidos: Robert Downey Jr. e Mery Streep.

O sócio-fundador do site propôs uma série de “dicas de sobrevivência” para os alunos presentes na palestra:

1. Invista no seu sonho: “Invista no que você gosta”, disse Forlani ao incentivar os alunos a fazer aquilo pelo qual são apaixonados. “Não queríamos ser jornal, revista, queríamos ser a gente”, contou o ex-aluno sobre como surgiu a ideia de criar o Omelete e falar nele dos assuntos preferidos.

2. Não espere o sucesso imediato: O Omelete demorou de seis a sete anos para ele e seus sócios trabalharem, somente, com o blog. O publicitário também contou que o site surgiu depois da primeira “bolha da internet” e, assim, cresceu quando o mercado da internet estava em baixa. “Estávamos no lugar certo, na hora certa”.

3. Tenha um plano B: Enquanto o Omelete não era do tamanho que é hoje, Fornali disse que trabalhou como “freela”, roteirista de TVe assessor de impressa. Por isso, aconselhou aos jovens que não se concentrem apenas em um projeto, e tenham sempre uma “carta na manga”.

4. Seja bom no que faz: “Confiem em vocês mesmos”, aconselhou Forlani ao dizer para os estudantes não terem medo de suas inseguranças ou do que os outros dizem, principalmente, no mercado de trabalho.

5. Tenha sorte: “Sorte é fundamental”.

6. Não seja um especialista: é preciso saber de tudo um pouco.

7. Network é vida: Forani frisou a importância de se ter contatos para o mercado de trabalho.

8. Se estiver perdido peça ajuda: O publicitário contou sobre suas inseguranças no momento em que saiu da faculdade, de não saber se era aquilo mesmo que ele queria para sua vida. Por isso, recomendou aos alunos sempre conversarem com professores, amigos, pessoas para tirar essas dúvidas que surgem.

9. Não seja desrespeitoso: Fornali aconselhou os alunos a tratarem bem e ser educado com todas as pessoas.

10. Aproveite a vida: Forlani recomendou aos estudantes não desperdiçarem momentos importantes de suas vidas, por exemplo, momentos com a família.

O Omelete conta atualmente com 22 pessoas no escritório e 8 colaboradores.

Naíla Almeida e Mariana Oliveira (1º e 2º semestres)