Troca-se vaga de carro por banco de praça na Vila Mariana

Share

Vila recebe dois novos parklets ou minipraças. Foto: Rafael Simões

A subprefeitura da Vila Mariana aprovou a instalação de novos parklets nas ruas Doutor Álvaro Alvim e no Largo do Socorro, visando aumentar os espaços de convivência disponíveis na região. Também conhecidos como minipraças, tratam-se de espaços públicos de convívio com estrutura de bancos, cadeiras, mesas, floreiras, jardins, guarda-sóis e até aparelhos para a atividade física.

A elaboração do projeto ficou a cargo do Escritório SP Urbanismo. Já a SPObras ficou responsável pela licitação e pelas instalações. Essas duas empresas formam a Empresa Municipal de Urbanização (EMURB). A SP Urbanismo oferece todos os recursos necessários para a construção dos parklets.

Mariana Tegon, estudante de jornalismo da ESPM, aprova os parklets. “Eu acho que são úteis, eles trazem tranquilidade nas ruas movimentadas”, conta. Mariana fala que costuma usar outros parklets, pois são confortáveis e faltam mais lugares assim na cidade, “ao ar livre para descansar.”

Além disso, Mariana comenta o fato do parklet ocupar duas vagas de estacionamento. “Eu uso carro e adoraria parar na rua e não pagar estacionamento, mas acho que o conforto do pedestre vem antes. Precisa ter um lugar para sentar de graça e os parklets trazem um ar simples e confortável”, comenta.

Ela acredita que os parklets são úteis para descansar, apreciar a vista, tomar um suco e comer um lanche sem precisar ficar em pé na calçada ou até mesmo dentro da faculdade. “Às vezes, o que me incomoda é que fumam dentro do parklets e deixam a bituca de cigarro lá, e eu não acho que é um lugar adequado para as pessoas fumarem”, desabafa. Ela ressalta também que sempre vê as minipraças cheias, mas que não sabe como é o movimento diurno por estudar a noite.

Projeto e localização

O projeto do parklet instalado na Vila Mariana foi criado para ocupar duas vagas paralelas de estacionamento em uma extensão de 10 metros por dois metros de largura. A proposta é que seja “uma minipraça discreta”, segundo informa o SP Urbanismo.

A maneira de como foi instalado permite que os usuários estejam sozinhos ou em grupos, porque os assentos são distribuídos em “L” e em bancos lineares contínuos. Além disso, as floreiras para vegetação são distribuídas nas laterais, fazendo com que haja mais sombra e mais melhoria no clima do local.

Já os locais de instalação dos parklets foram escolhidos por critérios como sombra, vista agradável, ruas movimentadas e proximidade de escolas, hospitais e postos de saúde. Desta forma, “as novas minipraças não ficarão sem utilidades e abandonados”, segundo a assessoria do escritório que os projetou.

Além disso, foram priorizadas vagas próximas a estabelecimentos municipais com árvores ao redor, para a possibilidade de se comer ao ar livre. Pensando também nas bicicletas e nas ciclovias, os parklets são construídos em lugares próximos a bicicletários e ciclofaixas.

Mariana Yole (3o semestre)