Terceira edição da Semana da Imprensa ocorre na ESPM-SP

3ª Semana de Imprensa reuniu jovens do ensino médio, profissionais e professores de jornalismo. Foto: Isabeli S. Souza

Isabeli S. Souza e Lys Razel (1ª semestre)

A terceira edição da Semana da Imprensa, organizada pelos jornais Joca e Tino Econômico, aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro na unidade Álvaro Alvim da ESPM-SP. Na Semana, assuntos como a educação midiática e financeira são apresentados de forma divertida e adequada para jovens do ensino médio. O evento tem o propósito de reunir escolas, incentivar jovens a desenvolver pensamento crítico e a terem contato com o meio jornalístico, através de palestras e discussões sobre temas atuais e importantes.

A primeira palestra do dia 13 contou com a participação dos jornalistas Bruno Romani (Estadão), Camila Petry (StartSe) e Jorge Tarquini (professor da ESPM-SP) para abordar o tema “jornalismo e a Inteligência Artificial”. Já na segunda palestra, os jornalistas Sérgio Lüdtke (Comprova), Paulo Silvestre (Estadão) e Cláudia Bredarioli (professora da ESPM-SP) discutiram sobre “fake news e a Inteligência Artificial”.

O segundo dia de evento, as estudantes Beatriz Abram e Emily Carla debateram sobre “jovens que produzem conteúdos para imprensa”. Em seguida, os convidados Leyslie Emilian e Deivyd Barros abordaram o assunto “jovens que produzem conteúdo para redes sociais”. O evento proporcionou momentos descontraídos, como o incentivo aos participantes a postarem fotos no Instagram com a hashtag “#TonaSemanadaImprensa2023”, para concorrerem a um equipamento Alexa.

Joca

O jornal Joca surgiu com o objetivo de levar até as escolas um jornal exclusivo para o público infanto-juvenil de uma forma contextualizada, para facilitar sua leitura e compreensão. Além disso, contribui com o acesso dos jovens à informação, trabalhando conhecimento sobre o mundo atual e suas curiosidades.

A fundadora do projeto, Stephanie Habrich, relata que um jornal para as crianças é muito importante, pois desde cedo elas adquirem repertório e conseguem dissertar sobre temas importantes: “o Joca estimula o hábito de ler e escrever, a trabalhar e a respeitar opiniões diferentes”, esclarece. Habrich também destaca responsabilidade do jornal, quando se trata de algo feito diretamente para informar outras pessoas: “hoje, temos 310 mil assinantes, realmente tem que ir para todas as escolas”, diz Stephanie.

Tino Econômico

Já o Tino Econômico é um jornal para adolescentes, voltado para assuntos econômicos e financeiros, a fim de promover educação financeira e transformar jovens em cidadãos melhores e mais atualizados. Segundo a editora do jornal, Silvia Balieiro, “a proposta do Tino é trazer notícias de uma forma mais divertida e animada, ao transformar notícias em tirinhas para deixá-las mais interessantes. A gente acredita que um cidadão tem liberdade de escolha com educação financeira e quando entende o que está acontecendo no mundo”, finaliza.

Veja como foi a programação do evento neste link