Serviço – 3ª Semana da Imprensa

Fotos: Ana Arakaki (3º semestre)

3ª Semana da Imprensa | 2023 | 13 e 14 de setembro

DIA 1 – 13 DE SETEMBRO | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E IMPRENSA

Abertura | 14h-14h15

– Dalton Pastore, Presidente da ESPM

– Stéphanie Habrich, fundadora e diretora executiva do Joca

– Jornalista convidado (a definir)

Mesa 1 | 14h15-15h

O jornalismo e a Inteligência Artificial

• Como a IA generativa pode impactar ou já está impactando a criação e divulgação de conteúdos jornalísticos?

• Existe o risco de os jornalistas serem substituídos por IAs?

• Qual é o papel dos jornalistas daqui para frente? Como usar a IA a favor do jornalismo?• A IA responde: fazer perguntas, durante a mesa, para alguma IA generativa (como ChatGPT ou Bard), exibidas no telão.

Quem convidar para participar: jornalistas que estejam acompanhando, cobrindo IA.

Mediação: Natália Suga, aluna do terceiro semestre de Jornalismo

Participação do professor Edson Capoano

Intervalo | 15h-15h45

Mesa 2 | 15h45-16h30

As fakes news e a Inteligência Artificial

• Desinformação e IA: o que fazer para identificar conteúdos falsos diante das novas ferramentas?• Mostrar, na prática para o público da mesa, mecanismos que ajudem a identificar conteúdo falso criado com a ajuda da IA.

• Legislação: é possível regulamentar a IA de forma a ter mecanismos que ajudem a combater a geração e propagação de conteúdos falsos?

Quem convidar para participar: jornalistas que estejam acompanhando, cobrindo IA; algum representante da Google/Bard (me parece que a OpenIA/ChatGPT não tem representantes no Brasil).

Mediação: Ana Luiza Gasparelli, aluna do terceiro semestre de Jornalismo

Participação da professora Cláudia Bredarioli

DIA 2 – 14 DE SETEMBRO | JOVENS PRODUTORES DE CONTEÚDO

Abertura | 14h-14h15

– Jornalista convidado (a definir)

Mesa 1 | 14h15-15h

Jovens que produzem conteúdo para a imprensa

• Jovens no jornalismo: como é a experiência deles e por que se interessam por jornalismo.

• Dentro da escola: como levar o jornalismo e a produção de conteúdos de imprensa para a sala de aula?

Quem convidar para participar: um estudante do Imprensa Jovem; um leitor do Tino que faça participações no jornal; Camila ou Silvia, pelo Tino, para falar sobre como a participação do jovem é importante para uma publicação infantojuvenil

Mediação: Anderson Benaglia, aluno do terceiro semestre de Jornalismo

Participação do professor Antonio Rocha Filho

Intervalo | 15h-15h45

Mesa 2 | 15h45-16h30

Jovens que produzem conteúdo para as redes sociais

• A experiência de quem é produtor de conteúdo para Instagram, TikTok etc.:

• De que forma trabalham para levar as melhores informações para o público que os acompanha? Responsabilidade de ser produtor de conteúdo.

Quem convidar para participar: dois jovens influenciadores – ao menos um que fale de finanças.

Mediação: Gabriela Nassif, aluna do terceiro semestre de Jornalismo