Templos Religiosos – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Parte da frente (entrada) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Brooklin, Zona Sul de São Paulo.

Share

Luis Fellipe Suzuki – (2º semestre)

Sendo uma das principais vertentes do Cristianismo, o Catolicismo se baseia na crença de Jesus como salvador do mundo. E assim como todas as outras religiões que existem, ela possui locais onde seus seguidores podem se reunir e pregar suas crenças, nesse caso, voltados a Jesus. No caso da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, seu nascimento se deu logo no início do loteamento do bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo, onde se localizava a Estrada Velha de Santo Amaro e o Rio Pinheiros. O proprietário desse loteamento, Julio Klauning, resolveu dar um terreno em forma de triangulo para a população local. A ideia inicial era de construir uma escola ou até mesmo um posto policial. Entretanto, Álvaro Rodrigues, vereador da Câmara Municipal, decidiu que o terreno seria usado na construção da primeira igreja do bairro, algo que muitos moradores já haviam pedido.

Sendo Assim, deu-se início a formação de uma capela simples, sendo considerado o primeiro grande marco do que viria a ser a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Como o projeto era uma doação, o financiamento para sua construção consistia na arrecadação de rifas, trabalho e quermesse. Apenas em 27 de maio de 1927, a capela foi oficialmente inaugurada. Seu primeiro vigário foi o padre Geraldo de Proença Sigaud, que realizava uma caminhada a pé em forma de celebração da missa dominical.

Após algum tempo, o bairro foi crescendo, novos moradores se estabeleciam e consequentemente o número de pessoas que frequentavam a capela aumentou. Naquela época, a capela cumpria fielmente suas atividades como casamentos dos jovens, batizados, entre outras cerimônias, mas havia um sentimento de que a capela precisava de um propósito maior, outras funções. Dessa maneira, com a aprovação do arcebispo de São Paulo daquela época, D. Duarte Leopoldo e Silva, a capela se elevou para a categoria de Paróquia em 28 de junho de 1935, e designou Pe. Alberto Staub como vigário, tomando posse apenas no dia 20 de outubro do mesmo ano.

Por muitos anos, a paróquia era dirigida por vigários da congregação do Verbo Divino, até que, em 1948, os padres do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras, diretamente da Itália, tomaram posse inesperadamente. Como os primeiros padres dessa nova Paróquia, Luiz Gargioni e Carlos Acquiani, conquistaram o carisma e a simpatia dos moradores jovens e crianças, promovendo brincadeiras e jogos de futebol ao lado da Paróquia, onde havia um terreno vazio.

Esses mesmos padres criaram o Colégio Meninópolis em um galpão de madeira, que futuramente seria revestido com alvenaria. Esse foi um dos sinais de que o bairro já havia se desenvolvido bastante desde a fundação da capela no bairro, e o aumento da população foi acompanhada de uma campanha para a construção de uma nova Matriz, que foi realizada em 31 de outubro de 1954.

Dois anos depois, ainda inacabada, no dia 25 de março, recebeu benção solene de Paulo Rolim Loureiro e sua liberação para o culto dos fiéis. Após isso, sucederam diversas inaugurações de altares como a de Nossa Senhora de Fátima, os vitrais e os bancos.

Depois de muito caminho percorrido e muita história, no dia 15 de junho de 1958, 31 anos depois de sua primeira aparição, a Igreja era inaugurada por Dom Paulo Rolim Lourenço através de grandes festividades, apesar de a Igreja só ter sido finalizada por completo no ano seguinte.

Atualmente a Paróquia Sagrado Coração de Jesus realiza catequeses, crismas, batizados e missas. Ocorrem missas de segunda a sexta, às 7h, quartas e sextas, ás 7h e 12h, sábado ás 16h e domingo em três horários diferentes, 9h, 11h e 18h. Eles também realizam arrecadação de roupas para o brechó da Paróquia e está localizada atualmente na Rua Roque Petrella, 198.