Templos Religiosos – Catedral de Milão

Share

Manuela Mota Silveira – (2º semestre)

A catedral de Milão é imensa, com 157 m de comprimento e 109 m de largura, o interior tem cinco naves com uma altura que chega aos 45 metros, divididas por 40 pilares. 

Obtém um transepto com três naves. O estilo predominante da catedral é relativamente pouco comum na Itália.

A construção do edifício começou em 1386 e sob a iniciativa do arcebispo Antonio da Saluzzo, em um estilo gótico tardio de influência francesa e centro-europeia distinto ao estilo corrente na Itália de então. Os trabalhos foram apoiados pelo senhor da cidade, o duque Gian Galeazzo Visconti, que ajudou a obra através de facilidades fiscais e promoveu o uso do mármore de Candoglia como material de construção. A obra avançou rápido, e em 1418 o alto mar da catedral foi consagrado pelo Papa Marinho V. Já no século XV a parte leste da igreja estava completa. A partir desta data, as obras prosseguiram lentamente até fins do século XV.

Entre 1500 e 1510 a cúpula do cruzeiro foi completada e o interior foi decorado com várias séries de estátuas, porém a fachada oeste do edifício permaneceu ainda inacabada. Em 1577 a catedral foi consagrada novamente pelo arcebispo Carlos Baromeu. Apenas no século XVII foi a fachada construída, em estilo maneirista. Em meados do século XVIII foi completada a parte externa da cúpula, onde foi colocada a estátua da Madoninna.

Em 1805, por iniciativa direta de Napoleão que havia invadido a Itália, as obras foram recomeçadas. Nessa época a fachada principal e grande parte dos detalhes exteriores, como os pináculos, foi completada em uma mistura de estilos, entre o neogótico e o neobarroco. Apenas em 1813 foi a catedral dada por finalizada, mais de quatrocentos anos após o início das obras. Porém no XX século foi julgado necessário trocar as cinco portas da fachada, o que só foi acabado em 1965. A catedral é atualmente um importante ponto turístico de Milão, e do alto do seu terraço é possível vislumbrar toda a cidade.

Na atualidade, é possível observar a existência de uma significativa diferença cromática do mármore externo e interno, e isso se deve ao fato de que o exterior da catedral passou por um processo de limpeza nos últimos 10 anos, enquanto no interior do templo, não ocorreu a mesma limpeza, assim, o mármore se mostra escurecido pela ação do tempo (acúmulo de resíduos das velas e incenso).