Templos Religiosos – Capela Sistina

Share

Rodrigo Narciso da Silva – (2º semestre)

A Capela Sistina, dona do teto mais famoso do mundo, é uma capela localizada no Vaticano e faz parte do complexo do Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa. A Capela Sistina é famosa por ser um projeto arquitetônico que reuniu contribuições de alguns dos maiores artistas do Renascimento Italiano.

A Capela Sistina foi construída por cima dos alicerces da Capela Magna, uma capela medieval que havia sido demolida. A sua construção foi ordenada pelo Papa Sisto IV, por isso a denominação Sistina. O projeto arquitetônico foi de Giovannino de Dolci e seguia as dimensões do Templo de Salomão, como são descritas no Antigo Testamento, a capela possuí 40,93 m de longitude, 13,41 m de largura e 20,70 m de altura em uma forma retangular.

As construções foram feitas entre 1473 e 1481. Em 1482 alguns dos maiores artistas italianos da época foram contratados para decorar a recém construída capela, entre eles estavam Sandro Botticelli, Pietro Perugino, Pinturicchio, Cosimo Rosselli, Luca Signorelli e Rafael Sanzio. A Capela Sistina foi inaugurada em 1483 em uma missa dedicada a Nossa Senhora da Assunção.

A Capela Sistina ainda seria palco para outro dos maiores artistas do Renascimento Italiano. Michelangelo pintou o teto da abóboda da capela entre 1508 a 1512 e posteriormente pintou o teto do altar entre 1536 e 1541.

Nas paredes laterais da capela estão pintados afrescos representando cenas do Velho Testamento, no lado esquerdo, e do Novo Testamento, do lado direito.

Os afrescos de Michelangelo na abóboda estão entre as mais famosas obras de arte já feitas. O artista fez todas as pinturas sozinho, após ter dispensado os seus auxiliares por não achar que as contribuições deles era digna da obra. Michelangelo demorou 4 anos para finalizar a obra. Os afrescos representam cenas do livro de Gênesis, entre as pinturas a mais famosa de todas é A Criação de Adão.

24 anos após pintar a abóboda da capela Michelangelo retornou para pintar o teto do altar representando o Juízo Final.

Hoje a Capela Sistina faz parte do complexo de museus do Vaticano e está aberta a visita do público. Além disso, desde 1870 a capela foi a sede de todos os conclaves onde são realizadas as votações para o novo Papa.