“No teatro, alunos podem desenvolver habilidades”, diz professora

Share

 

Dinâmica em grupo é um dos exercícios da primeira aula de teatro do semestre. Foto: Otávio Dantas.

 

Terapia, diversão e profissionalismo. Essas são três das muitas características do Grupo de Teatro Tangerina da ESPM-SP. No dia 12 de agosto de 2014, o Tangerina iniciou suas atividades e 47 alunos de cursos diversos participaram da aula inaugural. Além de passar parte de um documentário sobre o grupo, houve atividades dinâmicas e de integração.

Segundo a professora do curso, Rubia Reame, que dá aulas de teatro há 14 anos, a importância de atividades extracurriculares é os alunos se experimentarem e criarem habilidades pessoais e profissionais que não são possíveis dentro da sala de aula. “Com teatro, o indivíduo aprende a empreender: tirar uma ideia de um papel e transformar em uma peça; aprende a trabalhar em grupo, a ouvir, a respeitar o outro, a aceitar as diferenças, a compartilhar: o teatro só existe da colaboração de em grupo coeso”, afirma Rubia.

O Grupo de Teatro da ESPM-SP existe desde 1990 e foi criado pela iniciativa de alunos. Pouco tempo depois, começou a ser bancado pelo Núcleo de Atividade Artísticas (NAART) da faculdade. O professor Kléber Mazziero, responsável pelo núcleo, afirma que a arte pode contribuir para a compreensão de conteúdos, para a ampliação do universo da mirada dos estudantes, para a maior amplitude de abordagem dos professores. “Dentro do NAART, nada mais importante do que o Grupo de Teatro. A atividade teatral nos ensina a importância do outro, do texto, da capacidade de improvisação e, sobretudo, da construção de um edifício de saberes e agires que só se completa na união de forças entre pessoas de um grupo que emprestam sua força para a concretização de uma obra em comum”, compartilha Mazziero.

Profissionalismo e relaxamento

Alunos de qualquer curso e qualquer semestre podem participar do Grupo Tangerina da ESPM-SP. A estudante de Administração, Isabella Tonão, por exemplo, conta que o teatro a ajuda a relaxar e esquecer um pouco das suas responsabilidades durante as aulas. “Acho que vai me ajudar a encarar a vida com um pouco menos de estresse e aceitar um pouco mais as diferenças”, comenta.

Assim como a professora Rubia, a aluna de Publicidade e Propaganda, Letícia Franco, acredita que as aulas enriquecem profissionalmente os participantes. “O teatro ajuda tanto em dinâmicas para processo seletivo de algum emprego, como também na hora de fazer uma apresentação para empresas”, analisa Letícia. A aluna escolheu fazer teatro para ajudar a se expressar e também pelo ambiente que o teatro oferece. “A forma que as pessoas te aceitam e os amigos que você faz lá”, completa.

Neste semestre o teatro bateu um recorde de alunos inscritos. Além de ajudar os estudantes em aspectos pessoais, melhora seus quesitos profissionais. No final do curso, sempre há um projeto em grupo. No caso desse semestre, será realizada uma peça no começo de novembro e alunos e não alunos podem comparecer. As apresentações ocorrem nos dias oito e nove de novembro de 2014. O tema ainda não foi definido.

Marina Bianchi (2 semestre)