Doe suas tranças, Rapunzel! Iniciativa ajuda crianças com câncer

Na última segunda-feira (15), aconteceu na ESPM-SP o evento Doe suas tranças Rapunzel, promovido pelo Diretório Acadêmico Guerreiro Ramos. Reunindo alunas da faculdade, o objetivo da ação foi a doação de mechas de cabelo para o Instituto Cabelegria que assiste crianças vítimas do câncer que perderam o cabelo e não têm recursos para comprar uma peruca.

A doação mínima para o instituto era de 10 centímetros, mas alunas doaram até mais. Na espera do corte, o clima instigado pela música alta era de animação, já na “hora H” muitas jovens preferiram não olhar a tesoura, para não correr o risco de voltar atrás. Carolina Sant’Ana, aluna do 2º semestre de Comunicação Social, cortou 18 cm do seu cabelo. Embora tenha confessado a dificuldade da decisão, disse que foi uma das coisas mais interessantes que já fez. “Tive que abrir mão um pouco da minha vaidade por uma causa muito maior”, contou.

O objetivo do evento sensibilizou as participantes. “Na hora que eu pensei nas criancinhas com câncer, decidi no mesmo segundo”, disse Brunna Netto, aluna do 2º semestre de Administração, que ficou assustada com o comprimento do cabelo, após cortar 15 cm.

A divulgação do evento foi feita no Facebook no dia 09 e, no dia seguinte as inscrições para participar do evento se esgotaram em vinte minutos, no total foram quarenta inscritas, fora a lista de espera.

O diretório se empenhou em transformar uma das quadras da faculdade em um pequeno salão e conseguir parcerias. O Studio W, salão de cabeleireiros, disponibilizou quatro profissionais que trabalharam cortando os cabelos das 13h às 17h. Além disso, kits da Tresemmé  também foram sorteados para as participantes.

Foi a primeira vez que um evento com essa finalidade aconteceu na faculdade. Incentivadas pela experiência que tiveram, muitas alunas garantiram que tornarão a doação de mechas um hábito. “É só esperar crescer!”, concluiu Carolina.

Sobre uma segunda edição do Doe Suas Tranças Rapunzel, ainda não há previsão. Porém a equipe do DAGR segue com outros projetos na área social, como a palestra com a ONG Teto que ocorreu no dia 22.

Carolina Brandileone (1 semestre)

Evento na ESPM-SP corta o cabelo de algumas alunas em prol de crianças com câncer | Fotos: Gabriela Pinna