SP 468 – MASP – Museu de Arte de São Paulo e a origem da ESPM

Foto do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (2020) feita pela estudando Nubia Anjos para o trabalho de Fotojornalismo do Professor Erivam. (17/03/2022) – Foto: Nubia Anjos

Share

Nubia Anjos – (2º semestre)

Localizado na Avenida Paulista, um dos mais importantes pontos turísticos de São Paulo, está o famoso MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. O museu foi fundado pelo Jornalista Assis Chateaubriand, em 1947, tendo a sua primeira localização na rua 7 de abril, no centro de São Paulo e posteriormente, em 1968, foi transferido para a sua atual localização.

A obra foi finalizada após 10 anos e sua inauguração foi um marco no Brasil, por ter a presença da Rainha Elisabeth II. O Italiano e Critico Pietro Maria Bardi, foi convidado por Chateaubriand para dirigir o MASP e a arquiteta Lina Bo Bardi foi escolhida para desenvolver os projetos que foram inspirados pelo estilo de um contêiner. O museu foi construído sobre 4 pilares que formam um vão livre de 74 metros de extensão, feito para ser utilizado pela população como praça pública e continua sendo referencia para a arquitetura contemporânea.

Atualmente, o MASP é um dos mais importantes acervos do Hemisfério Sul, reunindo mais de 11 mil obras de importantíssimos artistas como Vicent Van Gogh, Pablo Picasso, Henri Matisse, Sandro Botticelli, além da exposição de Volpi Popular, Abadias Nascimento e Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, além do programa amigo MASP, um clube de assinatura que dá acesso a cursos e entradas gratuitas. O prédio também dispõe de um restaurante no subsolo e uma lojinha com chaveiros, bolsas e mini obras de artes.  Além de toda a sua importância para a cultura brasileira, representação histórica, seu marco e sua arquitetura europeia de tirar o fôlego, o MASP é o motivo para a existência de nossa comunidade de ESPMers.

Fundada pelo escritor e publicitário Rodolfo Lima Martensen, a Escola de Propaganda do Museu de Arte de São Paulo buscava formar profissionais para atuar no ramo de propaganda, atividade que estava iniciando no Brasil, por conta da escassez de escolas que pudessem formar publicitários. A escola de Propaganda do MASP iniciou ministrando as suas aulas dentro do museu e pelo aumento de buscas foi necessário se mudar, em 1955, para uma casa. Em 1970 a escola ganhou o seu nome atual, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), 4 anos depois inaugurou uma unidade no Rio de Janeiro, em 1978 a ESPM começou a oferecer o curso de pós e ao decorrer dos anos foram construindo a cultura de excelência e perenidade, se tornando uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do país, como referência na área de comunicação, com 7 mil estudantes de graduação e 2.700 de pós-graduação, que integram essa grande comunidade de 70 anos de história.