SP 468 – CCBB – Um pedaço da França no meio de São Paulo

Claraboia de vidro

Share

Renan Nunes – (2º semestre)

Renan Nunes – (2º semestre)

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) fica localizado no bairro do Centro Histórico de São Paulo, na capital paulista. A região por si só é repleta de prédios irreverentes e com um ar do início dos anos 40, quando o local ainda era um dos maiores centros econômicos do país. Apesar de, posteriormente, as regiões da Faria Lima e Avenida Paulista ocuparem esse posto, as memórias presentes na arquitetura local e ruelas que emanam da Sé são inapagáveis.

O prédio do CCBB de São Paulo – que também possui unidades no Rio Janeiro e Brasília – foi construído em 1901 e comprado pelo Banco do Brasil em 1923 para se tornar uma agência bancária. Na localidade, ainda é possível visitar o cofre com suas grossas paredes de metal. O projeto arquitetônico foi assinado Hippolyto Gustavo Pujol Junior que recebeu a missão de preparar o edifício para o banco proprietário.

Com cinco andares, a claraboia com mosaicos de vidros coloridos que hoje se encontra no último andar, antes se localizava no terceiro e tinha a função de dividir o prédio em dois. Na parte debaixo encontrava-se a agência bancária, os caixas de atendimento, o hall de entrada e o cofre chumbado. Já nos andares superiores, localizava-se a administração do banco e seus escritórios. Foi apenas em 1996, quando o prédio foi adaptado para se tornar um centro cultural, que a claraboia foi elevada.

O edifício conta com 4.183 metros quadrados que são divididos entre salas de exposições, um cinema, um teatro, um auditório, um restaurante, uma lojinha de souvenirs e um café. As exposições que passam pelo local não seguem uma linha artística ou tipo de apresentação específicos. Portanto, são expostos quadros clássicos ou performances contemporâneas no mesmo local. A beleza de cada detalhe da construção se torna um cenário memorável e de prestígio para os artistas que passam por lá.