SP 468 – Catavento: Uma experiência científica dentro de São Paulo

Arquitetura do prédio principal do Museu Catavento

Luis Feitosa Santos – (2º Semestre)

Inaugurado em 2009, o museu Catavento vem constantemente inovando e democratizando o conhecimento sobre novas tecnologias na cidade de São Paulo. O espaço já contou com milhares de exposições diferentes ao longo dos 13 anos de existência, e é divido em 4 setores:

Universo: Trazendo experiencias sobre o espaço e os planetas, a partir de experimentos físicos, biológicos e químicos e ainda pincelando ideias de vidas extraterrestres.

Vida: Que com um punhado de experiências biológicas e históricas mostra como, onde e quando a vida surgiu no planeta terra, como se organizou geograficamente em torno do globo e a interação entre as mais diversas espécies da fauna mundial.

Engenho: Mostrando o passado Brasileiro e como a sociedade brasileira se desenvolveu em volta da produção agrícola. Recobrando o passado escravagista que o Brasil tem em sua história e mostrando a importância do país e cidade de São Paulo no mercado mundial da agricultura.

Sociedade: Trazendo os mais diversos fatores como guerras, datas importantes, avanços extraordinários e reflexões importantes que se conectam com o mundo atual, ainda buscando uma visão sociológica para explicar o porquê das adaptações que tivemos ao longo do tempo.

Mesmo que seja voltado ao público jovem o museu consegue conectar as gerações trazendo atrações sobre o futuro, presente e passado da história humana, atualmente a organização foca explora as invenções que podem mudar o destino da sociedade mostrando como funcionam, de onde vieram e por que são tão importantes. Elevadores sem hélices, energia nuclear e reflexos infinitos.

É importante lembrar que a proposta são experiências interativas, onde o público possa conhecer, entender e utilizar o que a ciência tem a oferecer.

O Museu faz parte da história moderna de São Paulo, e com certeza virou um dos pontos turísticos da cidade. Hoje o lugar é rota obrigatória nas excursões escolares e faz parte do projeto educacional do governo da cidade.

Aberto de Terça-feira a domingo das 09h às 17h, você pode visitar o Museu Catavento por apenas 5 reais o ingresso e que muitas vezes durante eventos fica gratuito.