Pelo Mundo ESPM – Museu Catavento

Share

Natália Bergonso – 2º semestre

O Museu Catavento teve início em 1910 como um projeto do arquiteto Domiziano Rossi, para criar um palácio de exposições da produção agroindustrial paulista. A obra foi financiada pela Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de SP.

O estilo eclético adotado utilizou símbolos da cultura grega, romana, das fortalezas medievais, do renascimento italiano e até símbolos modernos da época, para representar temas ligados à agricultura, indústria e comércio, exaltando o avanço econômico paulista.

Os ornamentos remetem aos palácios do renascimento italiano. Como por exemplo, Carro de bois ou biga cerimonial, representando o transporte de produtos agrícolas, com figuras em estilo clássico.

Em 1914, com a Primeira Guerra Mundial e a paralisação das importações, houve a necessidade de produção nacional, já que grande parte do material da construção era importada da Europa. Foi estabelecida uma parceria com o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, que ficou responsável pelos ornamentos da fachada, do glorioso lustre do salão, portas e janelas.

Nomeado como Palácio das Indústrias, antes mesmo de sua inauguração oficial  em  1924 foi utilizado para algumas exposições.

Em 1947, foi renomeado para Palácio Nove de Julho e passou a ser sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Já em 1968, passa a ser utilizado como corpo de bombeiros, delegacia de estrangeiros, posto do instituto médico legal e o uso policial, passando a abrigar o centro de comunicação da polícia de São Paulo. Nessa época foram construídos anexos que não faziam parte de sua arquitetura original e grande degradação de seus acabamentos pela falta de manutenção.

Foi tombado em 1982 pelo CONDEPHAAT, e no início da década seguinte foi restaurado com fins de transferência da sede da prefeitura para o edifício.

Desde 2009, o palácio voltou a sua função original como espaço de exposições com a implantação do Museu Catavento que proporciona exposições ligadas às ciências e à tecnologia.

Em 2017 um novo trabalho de restauro recuperou suas torres, ornamentos, relógio e sino. Executado pela OS Catavento.

Seus horários de funcionamento são das 09h às 17h de terça-feira à domingo, com o fechamento da bilheteria às 16h. O valor dos ingressos são de 15 reais a inteira, 7,50 a meia e gratuidade em alguns casos, para conferir a gratuidade basta ir ao site ou na bilheteria local.