Sampa 468: Estádio do Morumbi

Share

Arthur Sapiro – (2º semestre)

Como parte do meu trabalho de fotojornalismo, realizei um tour pelo estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como o Morumbi, casa do São Paulo Futebol Clube.

Nomeado em homenagem ao presidente do tricolor durante 1947 até 1958, o Morumbi (como é popularmente conhecido) foi fundado em 1970 e é o maior estádio particular do Brasil com capacidade para 67.052 pessoas. O estádio já foi palco de grandes partidas como finais de Libertadores e campeonatos paulistas. Porém, um fato curioso é que o jogo com maior público na história do estádio não foi um jogo do tricolor, e sim de um rival. No dia 9 de outubro de 1977, no segundo jogo da final do paulista, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 2×1 diante de 146,082 torcedores.

Infelizmente, o tour foi realizado sem luz devido à forte chuva no dia anterior, mas isto não interferiu na grande experiência. Durante a visita, o público conhece diversas facilidades dentro do estádio como áreas de lazer, buffet infantil, restaurante árabe e uma cervejaria Brahma. Estas atrações destacam a versatilidade que o Morumbi propõe. Slém disso, existe um pequeno museu que inclui diversos artefatos que fazem parte da história vitoriosa do clube paulista. Ao se aproximar do museu, o visitante se depara com a ‘calçada da fama’ são-paulina, uma calçada estrelada com o nome de ídolos que passaram pelo clube além de uma escultura feita em 2015 em comemoração ao aniversário de 35 anos do clube.

Depois, o museu exibe diversos artefatos, desde taças históricas como as do mundial ou do tricampeonato brasileiro, até quadros de honra para todos os presidentes da história do clube e um busto em homenagem ao Cícero Pompeu. Após o museu, visitei a arquibancada do portão 1 que oferecia uma ótima vista para o campo apesar de ser distante do mesmo. Depois, conheci a zona mista e a sala de coletivas, além de visitar o vestiário da equipe que incluía um uma área para os jogadores aquecerem antes da partida com equipamentos de academia e um gol. Por último, tive a oportunidade de conhecer o túnel que leva ao gramado e o campo de perto, apesar de não poder pisar na grama.