Liga nacional é criada por sete clubes

Share

I am text block. Click edit button to change this text.

Por: Arthur Sapiro

Nesta terça-feira, em parceria com a Codajás Sports Kapital, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Bragantino e Cruzeiro assinaram o contrato que permite a criação da Liga Brasileira de Futebol. Nomeada como ‘Libra’, as conversas entre os clubes participantes vem ocorrendo há meses com o intuito de elevar o patamar da liga nacional e bater de frente com as ligas do exterior. A oferta de formação da liga é composta pela empresa Codajas e o BTG, porém, o banco de investimentos XP ( Parceira de La Liga, campeonato nacional da Espanha) e a empresa Live Mode 1190 também fizeram propostas para gerir a liga.

Taça do campeonato brasileiro gerido pela CBF. Créditos: Alexandre Schneider

Além dos seis citados, outros 12 clubes da série A estavam presentes na reunião (Juventude e Cuiabá sendo as exceções). Já da série B, junto do Cruzeiro, estavam também os dirigentes de Guarani, Vasco, Ponte Preta e Sport.

Uma nova reunião já foi convocada para semana que vem na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Desta vez contando com a presença dos 40 clubes que estão na primeira e segunda divisão. Em entrevista ao portal GE, o presidente do Santos confirmou que todos estes clubes já são a favor da criação e que restam apenas acertar alguns detalhes para confirmar a liga.

Apesar do tom otimista, a criação da liga não é unanimidade entre os dirigentes. Em entrevista ao portal GE, Mário Celso Petraglia, presidente do Athletico Paranaense, criticou a falta de abertura por parte dos cinco paulistas e do Flamengo, afirmando que para os outros clubes, a situação é mais difícil e os outros seis clubes querem fazer tudo das próprias maneiras.

Imagem: Divulgação CBF