Proximidade de escolas e faculdades faz com que bairro acolha universitários

Estudantes circulam na região, que disponibiliza boa qualidade de vida. Foto: Alisson de Moraes

Vila Mariana se transforma em opção residencial para estudantes universitários e para aqueles que pretendem ingressar no ensino superior. O bairro tradicional de São Paulo, que abriga faculdades e universidades, como a ESPM, o Centro Universitário Belas Artes, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) entre outras, atrai estudantes vindos de outros estados e cidades do interior.

A procura por cursos como comunicação social e medicina traz muitos alunos ao bairro. “Quando pensei em cursar comunicação, estava em dúvida entre ESPM e Belas Artes. Escolhi a ESPM e agora eu moro em um apartamento aqui na Vila Mariana”, diz a estudante de Larissa Blahz, que veio de Goiânia.

Com o aumento do número de estudantes nas faculdades, cresceu a demanda por casas, apartamentos e até repúblicas na Vila, e isso justifica um pouco a verticalização do bairro. “Quando passei na Unifesp, para medicina, a primeira coisa que fiz foi procurar uma boa república”, afirma o universitário André Piccinatti, vindo de Ribeirão Preto, morador da República Esqueletos, dedicada a alunos de medicina.

Estudantes de cursinhos veem a Vila Mariana com bons olhos. “Eu acho um lugar lindo, um bairro tranquilo para se morar. Tudo perto, é perfeito. Agora só falta eu passar no vestibular para eu ir morar lá”, afirma Jéssica Bassi, aluna do Cursinho CPV (Centro Preparatório para o Vestibular), que mora na Vila Olímpia.

Custo de vida

A comodidade que o bairro traz aos seus moradores-estudantes é um grande incentivo. Contudo, o custo de vida é alto e, para jovens universitários que começam a carreira, é difícil adequar-se às exigências financeiras da região. “Morar na Vila Mariana o ótimo, mas é caro. Em três anos que moro aqui, o meu aluguel subiu seis vezes”, lamenta o estudante Eduardo Rodrigues, de Americana, que cursa Rádio e TV na Belas Artes.

Bem vista pelos futuros universitários e admirada pelos moradores, a Vila oferece um bom custo-benefício no que se refere a transporte, qualidade de vida e educação. Segundo o informações publicadas no site da Subprefeitura da Vila Mariana, a média do salário dos moradores do bairro é 276%, maior que a do município; e o acesso à educação também é alto. O ensino médio foi concluído por 71,34% da população, bem superior aos 33,68% da média municipal.

Alisson de Moraes (1º semestre)