Livro Livre incentiva disseminação da leitura

Share

Cibele Meire, bibliotecária ESPM-SP há 17 anos. Foto: Gabriella Borges

Marina Morais – 1º semestre e Gabriella Borges – 4º semestre

A biblioteca da ESPM-SP está constantemente em busca de novas formas de atrair e de estimular o interesse  pela leitura. Um exemplo disto é o projeto Livro Livre, iniciativa criada em 2018, com o objetivo de promover a circulação de conhecimento gratuito a estudantes e à comunidade da Vila Mariana em geral. O projeto está localizado na rua Álvaro Alvim, na Vila Mariana, e funciona como uma biblioteca comunitária em que os livros podem ser retirados todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Os livros utilizados na realização deste projeto vêm inteiramente de doações que passam por uma curadoria realizada pela biblioteca para determinar quais obras estão em bom estado de uso. Em seguida, são realocados na área externa da faculdade, designada ao projeto Livro Livre. Usuários são instruídos a que os livros sejam retirados temporariamente e que sejam devolvidos ao espaço ou substituídos por outra obra.

Após trabalhar em uma escola que proporciona um projeto similar, a bibliotecária da ESPM-SP, Cibele Meira, relata que muitas crianças e adolescentes que não tinham acesso à leitura se beneficiam com o projeto, tendo um contato maior com diferentes formas de cultura e conhecimento. “Para que um projeto como este seja realmente eficiente, é necessário conhecer o seu público-alvo, para assim direcionar a ação e atingir o maior número de pessoas”, explica.

“O trabalho de um bibliotecário vai muito além da organização e manutenção de uma biblioteca. Ele deve, acima de tudo, incentivar o hábito da leitura o máximo que puder e disseminar a cultura do uso dos livros”, afirma Cibele, ao ser questionada pela equipe do Portal sobre a importância do bibliotecário no processo de incentivo da leitura.

Cibele trabalha como bibliotecária na ESPM-SP há 17 anos, e é uma das pessoas responsáveis pelo funcionamento da biblioteca e dos projetos realizados por esse órgão. Atualmente, o acervo abriga mais de 66 mil livros e arquivos, contando com exemplares físicos e e-books que estão disponíveis para acesso remoto. Além disso, são oferecidas áreas de confraternização destinadas aos estudantes, como é o caso da Ludoteca, espaço voltado para a prática de jogos digitais e de tabuleiro, além de salas em que os alunos podem assistir filmes e séries.

A biblioteca também oferece outras propostas para os estudantes, como é o caso da iniciativa Leitura Surpresa, realizada sempre no mês de dezembro. Este projeto consiste em uma exposição logo na entrada, em que são disponibilizados diversos livros embalados, de forma que o título e capa estejam escondidos. Assim, os alunos têm acesso apenas a uma breve descrição da história. O objetivo é incitar a curiosidade dos estudantes e adicionar um aspecto lúdico e misterioso à leitura.