Portal faz roteiro para aproveitar a Virada Cultural deste fim de semana

Ilustração oficial da Virada Cultural 2017. (foto: divulgação)

Share

Espetáculo em frente a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Foto: Leandro Martins/ Milenar Imagem

 

A Virada Cultural de São Paulo, que acontecerá neste fim de semana (20 e 21), terá atrações espalhadas por toda cidade, como espetáculos no Sambódromo do Anhembi, no Autódromo de Interlagos e no Jockey Club. A Secretaria Municipal de Cultura também oferecerá gratuitamente 4 mil ingressos para sessões nos teatros independentes da cidade.

Chamada de Virada Descentralizada no site do evento, a maratona cultural também manterá os formatos e locais tradicionais, como os shows em palcos temáticos e atrações nos principais centros culturais, bibliotecas, casas de cultura e nos CEUs da cidade. Confira as dicas da equipe de reportagem do Portal ESPM de um dos mais importantes eventos culturais da cidade de São Paulo:

 

Shows:

Cortejos:

Trajeto – R. Xavier Toledo, Conselheiro, Ipiranga, Av. São João, Av. Ipiranga e Av. São Luis

Todas as concentrações vão ocorrer na frente do Theatro Municipal na Rua Barão de Itapetininga.

 

20/05 – 18h15, Arrasta Sandália: uma homenagem à cultura nordestina com muito forró, bonecos de São Luiz do Paraitinga. Como atração contamos com Falamansa e Xaxado Novo.

20/05 – 21h45, Vale a Pena Ver de Novo: carregando o nome do programa de reprises do globo, o cortejo homenageia a atriz Vera Fischer como “deusa das telenovelas”, enquanto toca o tema de sua personagem na novela “Mandala”. Além disso, o evento ocorre durante o horário nobre da televisão brasileira e promete trazer um clima nostálgico ao tocar trilhas sonoras de novelas durante a festa de Bebê a Bordel e também conta com a participação de drags vestidas como personagens ícones das produções.

21/05 – 01h, Tecno Brasil: com a participação da Banda Uó e da cantora Iza, o cortejo promete animar o público jovem.

21/05 – 14h, Cortejo 90tinha: com hits dos anos 90, o cortejo pretende relembrar esta década com a presença do Compadre Washington e Beto Jamaica, do É o Tchan e o Grupo Molejo.

21/05 – 18h, Cortejo de Peso: conduzido por Tiago Abravanel e bailarinas do Ballet Plus Size (RJ) o cortejo promete não deixar ninguém parado e levar energia para todos. Além disso, recebe como participação especial a cantora Gretchen.

 

BOULEVARD SÃO JOÃO – TRIBUTOS

20/05 – 18h: Curumin canta Stevie Wonder

21/05 – 00h: Um Baile por Tim Maia Racional

21/05 – 03h: BluBell canta Madonna

21/05 – 06h: Heroes – Tributo a David Bowie I André Frateschi & Banda Heroes

21/05 – 09h: Filipe Catto canta Cassia Eller

 

PRAÇA DAS ARTES        

Dia 20/05 – 19h: Pink Floyd cover: Mágico do Oz + Pink Floyd

 

TABLADOS (COPAN – CABARÉ QUEER – Av. Ipiranga)

Dia 21/05 – 13h, Jaloo: aposta para a música eletrônica brasileira, Jaloo é um cantor, compositor e dj.

https://www.youtube.com/watch?v=VBcZgimFXVc

 

7 DE ABRIL

21/05 – 06h, Dominatrix: precursora do movimento Riot Grrrl (riot girl) no Brasil, a banda já tocou no prestigiado festival feminista “LadyFest Amsterdam” e suas músicas são trabalham o empoderamento feminino e criticam itens polêmicos como a criminalização do aborto, a violência contra mulheres, homofobia, machismo e a cultura do estupro. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=u8FlR1Izk84

21/05 – 10h, Ômega III – Sara NÃO tem nome: O cd Ômega III é o primeiro trabalho de estúdio da cantora e contam de temas da adolescência da vida da cantora Sara, suas músicas atingem a todos e é difícil não se reconhecer.

https://www.youtube.com/watch?v=ujl8Dw_2PG0

21/05 – 12h, Luiza Lian – Oyá Tempo: misturando ritmos eletrônicos, cantigas para orixás, soul, groove, Luiza Lian começou seu trabalho costurando suas percepções sobre o mundo, a cidade e as relações efêmeras.

https://www.youtube.com/watch?v=J_kmvlXLy1I

21/05 – 14h, Baleia: banda brasileira marcada por um ritmo indie e delicado:

https://www.youtube.com/watch?v=5cNilGo_8Hc

21/05 – 16h, Mahmed: eleito um dos melhores shows no Dia da Música de 2015, a banda trabalha com um novo conceito de música instrumental. As músicas são rápidas e trazem a ambiguidade da leveza com o caos da vida urbana.

https://www.youtube.com/watch?v=BHP1Fu2Gt9s

21/05 – 18h, Pata de Elefante: após três anos separados, a banda de rock instrumental brasileira, pata de Elefante voltou a se reunir e encerra as atrações da Rua 7 de Abril.

https://www.youtube.com/watch?v=1rp5dx_qPmo

 

ESQUINA IPIRANGA x SÃO JOAO

A esquina que foi eternizada nos versos de “Sampa” de Caetano Veloso vai receber shows de samba.

20/05 – 18h: Rita Braga – Homenagem a 120 de Pixiguinha

20/05 – 23h30: Célia 100 anos de Samba

21/05 – 03h30: Samba da Vela: samba de raiz, a vela um evento que recebe ritmos e poesias de moradores de Santo Amaro, que por meio da música crescem sua autoestima e são descobertos como novos compositores da região.

https://www.youtube.com/watch?v=lsCCtVtxxLw

21/05 – 11h30: Verônica Ferriani: cantora e compositora brasileira.

https://www.youtube.com/watch?v=bqWO-CUT-vQ

 

AROUCHE – JAZZ

Dia 20/05 – 18h, Orleans Street Band: a banda de jazz segue as tradições de New Orleans de tocar enquanto caminham pela rua.

Dia 21/05 – 00h, Hammond Grooves: o grupo mantém o estilo musical das lendas do Jazz Organ Trio.

 

PRAÇA DA REPUBLICA X PEDRO AMERICO – KOMBRODOMO

Dia 20/05 – Folk na Kombi: o grupo divulgava a música folk brasileira em uma emblemática Kombie vermelha, que antes era transporte e agora é usada de palco em suas apresentações.

https://www.youtube.com/watch?v=TOBC42scivQ

Dia 21/05 – Jazz na Kombi: o projeto busca levar música instrumental para a rua e se apresentou na Virada Cultural de 2015.

https://www.youtube.com/watch?v=Nv2ksav79sM

 

 

PARQUE ANHEMBI – Sambódromo

Dia 20/05 – 18h (Palco Anhembi): Daniela Mercury

https://www.youtube.com/watch?v=uLGc9HYyEAk

Dia 21/05 – 12h (Palco Anhembi): Titãs

https://www.youtube.com/watch?v=fahcxbWtSV8

 

PARQUE DO CARMO
Dia 20/05 – 20h (Palco Principal): Planta e Raiz

https://www.youtube.com/watch?v=IBr7mlbKc44
Dia 21/05 – 17h (Palco Principal): Alcione

https://www.youtube.com/watch?v=_T0GKQ9i5Vs

 

PRAÇA DO CAMPO LIMPO

Dia 21/05 – 00h (Palco Principal): Sypher – Rashid + Fernandinho Beat Box + Funk Buia

https://www.youtube.com/watch?v=uJHyhG6sXe0

 

CENTRO CULTURAL PALHAÇO CAREQUINHA

Dia 21/05 – 17h: Mano Brown

https://www.youtube.com/watch?v=E_XcS3Vq3nw

 

CEU SÃO MATEUS

Dia 20/05 – 20h: Raimundos

https://www.youtube.com/watch?v=HeL5f5RYfKg

 

Musicais:

 

VALE DO ANHANGABAÚ – MUSICAIS

Dia 21/05- 0h, Beatles num Céu de Diamantes: dirigido por Charles Möeller e Claudio Botelho, o musical é estrelado por Carol Bezerra e Felipe Tavolaro e nove atores e relembra as músicas do grupo britânico ao mesmo passo que as adapta, embalando salsa, tango, bolero, bossa nova e música folclórica. Além disso, em alguns momentos do musical é misturado o mpb com as letras da banda, como no momento que “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira integra “Blackbird”.

https://www.youtube.com/watch?v=_O7XZDU7xss

 

Dia 21/05- 13h, 60! Década de Arromba: a cantora Wanderléa canta sucessos da década e relembra o movimento da Jovem Guarda. A produção conta também com números circenses e aborda questões da época como a revolução sexual.

https://www.youtube.com/watch?v=feIm4AbbJQg

 

Dia 21/05- 16h, Alegria, Alegria: comemorando 50 anos da Tropicália, o musical tem roteiro e direção de Moacyr Gó e é protagonizado pela cantora Zélia Duncan e conta com 13 artistas. Além da produção musical de Caetano Veloso, o espetáculo também tem músicas de Gilberto Gil, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga e Vicente Celestino, entre outros.

https://www.youtube.com/watch?v=UprZYH3d3wQ

 

 

Virada Oriental

Com o propósito de enaltecer as culturas japonesa, chinesa e coreana, ocorre em São Paulo a primeira Virada Oriental. As atrações, de danças típicas até demonstrações de artes marciais, se concentrarão na Praça do Correio, no centro. A seguir estão algumas das atrações:

 

Cultura Chinesa
20/05 – 19h, Apresentação de Kung-Fú / Wu-Shu:  Academia Garras de Águia Taboão da Serra apresentará Kung-Fú, arte milenar chinesa, e Wu-Shu, arte marcial pouco conhecida fora da China.
21/05 – 18h, Danças do Tigre vs. Leão chinês: Academia da Associação Chinesa Sai Fung Kung fará uma apresentação da dança popular comum no ano novo chinês.

 

Cultura Japonesa

20/05 – 22h30, Fernando Chinen Performance: o artista interpretará músicas do Psy.

21/05 – 3h, DJ Asian Zone Line: Projeto Art Dash

21/05 – 4h, DJ Asian Zone Line: Inntro + Turogg

21/05 – 13h, Desfile de Moda Kawaii – Lolitas de Akihabara:  estilo popular batizado de kawaii, adjetivo usado normalmente para crianças, o estilo mescla os conceitos tradicionais japoneses de pureza, inocência e a estética das bonecas e mascotes idolatrados.

21/05 – 13h30 às 16h30, Live Painting com Dan Mabe:  desenhista, neto do pintor e desenhista japonês naturalizado brasileiro Manabu Mabe, pioneiro do abstracionismo no Brasil.

21/05 – 17h, Okinawa Social Dance: Grupo de flash mob voltado para às pessoas que curtem as famosas músicas de baladas dos anos 70,80 e 90.

 

Cultura Coreana

20/05 – 18h30, SAMURNORI: gênero de música tradicional percussão originárias da Coreia.
20/05 – 22h, Bloco K-Pop: o bloco irá tocar as modernas músicas sul-coreanas.

 

Gastronomia

Na Virada Cultural, em São Paulo, também terá um espaço especial para a gastronomia, sempre com preços populares de R$5 a R$15. Feiras gastronômicas temáticas, como a Oriental e a Nordestina, estarão na Praça dos Correios e na Praça do Patriarca. Os restaurantes do Centro também integrarão a festa. Os populares e premiados Bar da Dona Onça e Casa do Porco Bar estarão servindo comida no sábado e domingo.

Aqui vão as dicas:

 

21/05 – 10h às 18h, ConfraBeerSP: Na praça Dom José Gaspar, a feira apresenta cervejas artesanais a preços acessíveis como a da Caravan Beer, Caverna e Satélite.

20/05 – 18h às 4h; 21/05 – 10h às 18h, Food Trucks: Estarão estacionados pelo centro de São Paulo, desde a Rua Xavier de Toledo até o Largo São Francisco, passando pelo Viaduto do Chá.

 

 

Cinema

Em relação ao cinema, o Centro Culturais e o Sesc ficarão responsáveis pelas reproduções dos filmes. De clássicos mundiais ao cinema cult, a agenda terá filmes como:

 

Centro Cultural São Paulo

20/05 – 22h, Barbarella: (Roger Vadim, França/Itália, 1968, 98 min – 16 anos). O filme se passa nos anos 40 em uma sociedade que desconhecia os prazeres sexuais até que uma vez que conseguem descobrir através de produtos farmacêuticos. Barbarella, uma viajante do século 41, é recrutada pelo presidente da Terra para resgatar e prender o cientista Duran Duran a fim de salvar o planeta. Um fato interessante é que Brabarella é considerada a primeira adaptação dos quadrinhos diretamente para o cinema.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4l7a0z5jvq

 

21/05 – 0h, Phanstam: (Don Coscarelli, EUA, 1979, 88 min – 16 anos). Filme de terror norte-americano de baixo orçamento, um grupo de adolescentes confrontam um misterioso ladrão de covas capaz de transformar mortos em escravos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=RIRVOepV9Ik

 

21/05 – 2h, Donnie Darko: (Richard Kelly, EUA, 2001, 113 min – 16 anos). Um adolescente com sintomas de esquizofrenia e que sofre com sonambulismo, interpretado por Jake Gyllenhaal, escapa da morte quando uma turbina de um avião cai em seu quarto. Ele passa, então, ter visões com um humano em uma estranha fantasia de coelho. Envolvido em conflitos banais e à espera do fim do mundo, Donnie começa a questionar a realidade ao seu redor. Um filme de quebrar a cabeça e sair da sessão sem entender muita coisa, o interessante desse filme é discutir as diversas interpretações.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ZZyBaFYFySk

 

RUA DO TESOURO X RUA DIREITA

20/05 – 18h, Projeção do Making of do premiado filme brasileiro “Era o Hotel Cambridge”: (Eliane Caffé, Brasil, 2016, 99 min – 12 anos). Um bate-papo como a cineasta Eliane Caffé e atores do filme, entre eles refugiados e imigrantes. Era o Hotel Cambridge trata-se de um velho edifício abandonado no centro da cidade de São Paulo que é divido entre moradores de rua e refugiados desabrigados que acabam de chegar no Brasil. Eles, então, têm de conviver com a pressão diária do despejo e, mesmo diferentes, enfrentar juntos seus problemas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=a5EQUG-RMI8

 

CINESESC:

20/05 – 18h, Trainspotting: Sem Limites: (Danny Boyle, Reino Unido, 1996, 94 min). Em Edimburgo, na Escócia, vive Renton, um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy, um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy, um atleta responsável; Spud, um bobalhão de bom coração e Begbie, um violento sociopata. Todos buscam superar o desemprego, os relacionamentos e o uso de drogas. Retratando o movimento clubber no Reino Unido, foi considerado pelo The New York Times, em 2004, como um dos 1000 melhores filmes já produzidos. Outra coisa interessante é que às 22h o CineSesc mostrará a sequência do filme, o T2: Trainspotting, lançado este ano e do mesmo diretor do primeiro filme.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=R2GKVtWsXKY

 

Por Lucas de Abreu e Sofia Nunes (1o semestre)