Pinacoteca de São Paulo: uma viagem pela história da arte brasileira

Quadro Antropofagia da artista brasileira Tarsila do Amaral exposto na Pinacoteca de São Paulo.

Share

Luana Freitas – 2º semestre

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos museus de arte mais importantes do Brasil, sendo um dos principais destinos turísticos da capital. Ele está instalado no Jardim da Luz, no centro de São Paulo, em um prédio arquitetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, e é considerado sede do Liceu de Artes e Ofícios. Projetado em estilo eclético, combinando elementos arquitetônicos do Neoclássico, do Art Nouveau e do Art Déco, é o museu de arte mais antigo de São Paulo, fundado em 1905 e administrado como museu público estadual desde 1911.

Com cerca de dez mil peças incluindo pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias que abrangem em grande parte a história da pintura brasileira nos séculos XIX e XX, a Pinacoteca possui um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira. Exemplo disso é a presença de obras de artistas como Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Américo, Candido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Victor Meirelles, Eliseu Visconti, entre outros.

A Pinacoteca oferece uma variedade de atividades e eventos para o público, como exposições temporárias, visitas guiadas, oficinas, palestras e cursos. O museu também conta com uma biblioteca e um centro de documentação, que estão abertos ao público.

O museu funciona de quarta a segunda, das 10h com permanência até 18h. O valor do ingresso é R$30, sendo R$15 a meia-entrada para estudantes com comprovação da carteirinha.

 

pinacoteca, saopaulo, cultural, histórico, capital, paulista. luanafreitas, erivamdeoliveira, museu, curso, jornalismo, espm, fotojornalismo