Pinacoteca de São Paulo oferece exposições imersivas

Obra: A porta

Share

Laura Ribeiro – 2º semestre

O acervo da Pinacoteca abrange séculos de pinturas e esculturas, de fotografias a instalações, a coleção é um testemunho vivo da rica tapeçaria da história e da cultura brasileira. Desde os primeiros feitos da arte colonial até obras contemporâneas que contém ousadia, cada obra traz consigo uma história, além de diversas reflexões do mosaico da identidade nacional.

Entre as diversas exposições encontradas no museu paulistano, podem ser vistas as obras da coleção Roger Wright de caráter mais político, que mostra os feitos mais conhecidos da produção artística da década de 1960. O embate político com a repressão e censura, as quais eram impostas durante a ditadura militar e a luta pela liberdade de expressão, são os assuntos e problemas mais discutidos na época.

Uma exibição que vem se destacando é da artista Marta Minujín, pioneira em mostra panorâmica no Brasil e uma das artistas latino-americanas mais relevantes da sua geração. A Pinacoteca dispõe de acervos que debatem sobre os mais variados assuntos, como as relações da população, cultura e arte. E, compõe-se de representações urbanas e das mais diversas paisagens.

Além das exposições tradicionais, a Pinacoteca oferece instalações interativas que são projetadas para aguçar e desenvolver os mais diversos sentidos da imaginação. Projeções digitalizadas, realidade virtual e efeitos sonoros e visuais são instaurados nos acervos e exposições, assim contendo vivacidade e dinamismo às obras de arte. Esses tipos de movimentos artísticos atraem aqueles que podem estar menos familiarizados com o cenário do mundo da arte, podendo também incluir as mais variadas faixas-etárias.

SERVIÇO

Site: www.pinacoteca.sp.gov.br.

Local/endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010

Horários de funcionamento:

– De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)

– Quintas-feiras B3 com horário estendido e gratuito somente na Pina Luz: das 10h às 20h (entrada gratuita a partir das 18h)

– Aos sábados, a entrada é gratuita para todas as pessoas, nos três edifícios. – Para o Memorial da Resistência, retirar ingresso gratuito no local. Não é necessário reserva prévia.

Telefone:  (11) 3324-1000

Preços: Variam entre R$15,00 a R$30,00 (Para mais informações sobre ingressos gratuitos acesse o site)